Apontada como zebra na luta contra Amanda Ribas na abertura do card principal do UFC 257, a peso-palha gaúcha Marina Rodriguez precisou nocautear a rival por duas vezes para deixar o octógono com a vitória. Com um knockdown e depois uma cotovelada seguida de um direto de direita, após uma atuação confusa do árbitro Herb Dean, Rodriguez conseguiu o nocaute técnico aos 54s do segundo round, encerrando uma invencibilidade de cinco lutas da mineira na organização.
- Estávamos cientes da estratégia dela. Sabíamos que a forma que ela teria de vencer seria tentar levar a luta para o chão. Quando ela caiu, eu entendi que o árbitro se aproximou com as mãos e falou alguma coisa. Eu parei, porque parecia que ela estava imóvel. Como ele não parou, vamos lá, foram dois nocautes na noite. Agora eu quero enfrentar qualquer uma das lutadoras do top 5. Meu maior objetivo é chegar ao cinturão. Agora vocês sabem que eu sou! - disse Marina Rodriguez após a luta.
O primeiro round começou com as duas lutadoras medindo a distância e se estudando, até Amanda Ribas tomar a iniciativa de encurtar a distância e levar a luta para o chão. Marina Rodriguez montou a guarda, e defendeu uma tentativa de katagatame. Ribas tentou uma chave cervical, que foi defendida por Rodriguez, que travava a nuca da rival para evitar ser golpeada. A mineira tentou mais uma vez a chave cervical, sem sucesso. Ribas manteve a posição de domínio no chão até o intervalo.
A luta recomeçou no segundo round e Marina Rodriguez conseguiu um golpe fortíssimo de direita, que derrubou Amanda Ribas. A mineira parecia nocauteada, e Rodriguez aplicou uma sequência de golpes no chão. O árbitro Herb Dean ficou entre as lutadoras, como se estivesse interrompendo o combate, e Marina Rodriguez virou-se de costas, comemorando. Mas Amanda Ribas se levantou e Dean mandou a luta prosseguir. Rodriguez retornou e encaixou uma cotovelada na cabeça da mineira, que ficou abalada. Após mais um golpe da gaúcha, o árbitro decidiu interromper o combate, mesmo com Ribas ainda de pé.
Joanne Calderwood vence Jessica Eye em luta movimentada
Em uma luta muito disputada, com trocação franca desde o início, a peso-mosca escocesa Joanne Calderwood venceu a americana Jessica Eye por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28).
Após um primeiro round disputado na disposição pelas duas lutadoras - mesmo sendo menos técnica, Jessica Eye pressionou Joanne Calderwood durante os cinco minutos - o segundo round começou com ambas novamente buscando a trocação aberta. A americana não mostrava medo de se expor para golpear, enquanto a escocesa aparentava estar mais cansada e tentava cadenciar o ritmo da luta, aproveitando a sua maior envergadura para manter a rival à distância A tática não impediu que a americana a derrubasse nos segundos finais, terminando o round por cima no chão.
Jessica Eye voltou para o terceiro round buscando encurtar a distância para não dar espaço a Joanne Calderwood. A escocesa aceitou a estratégia na primeira metade do round, mas após serem separadas pelo árbitro, as lutadoras voltaram a trocar golpes, já sem muita potência, no centro do octógono. Cansadas, as duas buscaram trabalhar a trocação até o fim, sendo muito aplaudidas pelo público presente ao evento.
Makhmud Muradov vence batalha contra Andrew Sanchez
O peso-médio uzbeque Makhmud Muradov mostrou o porquê de estar invicto há 14 lutas. Com uma atuação sólida, ele derrotou o americano Andrew Sanchez por nocaute técnico aos 2m59s do terceiro round. Após a luta, o lutador foi até a grade do octógono em frente a Dana White e conversou com o presidente do UFC, que sorriu e o aplaudiu.
Após dois rounds equilibrados e com bons momentos para ambos os lutadores, mas que não levaram perigo real de finalização da luta, o terceiro round trouxe Sanchez mais perigoso, e após o americano encaixar um bom overhand, Muradov respondeu com uma combinação de upper e direto de direita que desequilibrou o adversário. Muito abalado, Sanchez apenas tentou se defender da série de golpes do uzbeque, que continuou a atacar até o árbitro Jason Herzog interromper a disputa.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Dustin Poirier venceu Conor McGregor por nocaute técnico aos 2m32s do R2
Michael Chandler venceu Dan Hooker por nocaute técnico aos 2m30s do R1
Joanne Calderwood venceu Jessica Eye por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Makhmud Muradov venceu Andrew Sanchez por nocaute técnico aos 2m59s do R3
Marina Rodriguez venceu Amanda Ribas por nocaute técnico aos 54s do R2
CARD PRELIMINAR
Arman Tsarukyan venceu Matt Frevola por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Brad Tavares venceu Antônio Cara de Sapato por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Julianna Peña venceu Sara McMann por finalização aos 3m39s do R3
Marcin Prachnio venceu Khalil Rountree Jr. por decisão unânime (triplo 29-28)
Movsar Evloev venceu Nik Lentz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Amir Albazi venceu Zhalgas Zhumagulov por decisão unânime (triplo 29-28)
Veja também