TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Dos três brasileiros que atuaram no card principal do UFC Overeem x Volkov, dois saíram vitoriosos. Danilo Marques e Alexandre Pantoja derrotaram Mike Rodriguez e Manel Kape, respectivamente, enquanto Carlos Diego Ferreira foi derrotado pelo iraniano Beneil Dariush por decisão dividida. Confira como foram as lutas:

Alexandre Pantoja faz Manel Kape ter estreia amarga

Na estreia de do angolano Manel Kape, ex-campeão peso-mosca do evento japonês Rizin, no UFC, quem levou a melhor foi o brasileiro Alexandre Pantoja. Atual número cinco do ranking da categoria, Pantoja venceu por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Após o anúncio do resultado, Kape mostrou-se indignado com a decisão, e conversou com Pantoja ainda no octógono.

Alexandre Pantoja festeja enquanto Manel Kape se mostra inconformado no UFC Overeem x Volkov — Foto: Getty Images

O primeiro round começou com Pantoja tomando a iniciativa da luta, encurtando a distância e buscando encurralar Kape. O angolano fintava buscando espaços, mas Pantoja conectava bons chutes nas pernas, incomodando o estreante. A cerca de dois minutos do fim do round, o brasileiro conectou uma boa sequência de golpes de direita junto à grade. Kape não achava espaço para atacar, e ao tentar um golpe de efeito, acabou ficando com as costas no chão, e somente nos cinco últimos segundos conseguiu se levantar.

Na volta para o segundo round, Manel Kape recebeu dois chutes de Alexandre Pantoja, e após acertar um contragolpe, fez algumas brincadeiras tentando tirar a concentração do brasileiro. O brasileiro seguia apostando nos chutes, que se não abalavam Kape, serviam para a pontuação a seu favor. O angolano tentou uma queda no minuto final, mas Pantoja conseguiu evitar ser dominado, levantando-se rapidamente.

Alexandre Pantoja golpeia Manel Kape no UFC Overeem x Volkov — Foto: Getty Images

O panorama da luta não se alterou muito no terceiro round. Pantoja manteve a estratégia de apostar nos chutes nas pernas e na linha de cintura e de tomar a iniciativa da luta. A dois minutos do fim da luta o brasileiro conectou um chute na cabeça e Kape brincou, balançando no octógono como se estivesse debochando do golpe. O angolano acertou um golpe de direita que incomodou Pantoja. Kape tentou duas vezes levar a luta para o chão, mas não conseguiu derrubar o brasileiro no fim da luta.

Beneil Dariush vence revanche contra Carlos Diego Ferreira

Após derrotar o brasileiro Carlos Diego Ferreira em 2014 por decisão dos juízes, o peso-leve iraniano Beneil Dariush repetiu a dose neste sábado. Em uma luta muito disputada e decidida nos detalhes, ele venceu por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), chegando à sexta vitória consecutiva na categoria.

Beneil Dariush ataca Carlos Diego Ferreira na sua vitória no UFC Overeem x Volkov — Foto: Getty Images

A luta começou com Dariush mostrando mais precisão, conectando mais golpes que Ferreira. O brasileiro tentou encaixar uma chave de braço, e levantou-se rapidamente ao ver que não conseguiria executar o golpe. Os dois voltaram a lutar em pé, trocando golpes abertamente. Na metade do round, Ferreira esperou a aproximação do iraniano para levar a luta para o chão, mas não conseguiu dominar Dariush, que ficou na sua guarda. Ferreira tentou uma chave com a perna, que foi defendida pelo rival. Nos segundos finais, Dariush acertou um belo golpe, que abalou Ferreira. O brasileiro devolveu com um chute alto na cabeça e os dois trocaram socos até o intervalo.

O ritmo da luta continuou acelerado no segundo round. Os dois lutadores voltaram buscando a trocação, e Dariush encurtou a distância, levando a disputa para o chão e ficando por cima, na guarda de Ferreira. Os dois levantaram, e o brasileiro tentou rolar para buscar a perna do iraniano. Dariush livrou-se e os dois se levantaram, mas em seguida foram novamente para o solo, com Dariush se mantendo por cima até o fim do round.

Carlos Diego Ferreira vendeu caro a derrota para Beneil Dariush no UFC Overeem x Volkov — Foto: Getty Images

Mostrando agressividade na volta para o terceiro round, Carlos Diego Ferreira buscava se impor na luta em pé, mas Beneil Dariush mantinha uma boa movimentação e contra-ataques perigosos. A dois minutos do fim da luta, o brasileiro teve a chance de dominar o iraniano no chão, mas viu o rival levantar-se rapidamente, livrando-se da investida. Nos últimos segundos, Ferreira tentou encaixar um triângulo de mão após ser derrubado, mas não houve tempo para finalizar a luta.

Danilo Marques apaga Mike Rodriguez

Com a sua luta tendo sido escalada de última hora do card preliminar para o card principal do evento, o peso-meio-pesado Danilo Marques teve uma atuação muito segura, finalizando o americano Mike Rodriguez com um mata-leão aos 4m52s do segundo round e chegando à sua segunda vitória no UFC.

Danilo Marques encaixa o mata-leão e apaga Mike Rodriguez no UFC Overeem x Volkov — Foto: Getty Images

A luta começou com Marques levando a luta para o chão, e depois, em pé, travando Rodriguez junto à grade para, com um "single leg", derrubá-lo novamente. O americano apenas se defendia, não mostrando nenhuma ação ofensiva no chão. A um minuto do intervalo, Rodriguez conseguiu se erguer, mas foi derrubado novamente, já mostrando algum cansaço. De volta à luta em pé, o americano ainda tentou atacar, mas sem nenhum perigo.

A estratégia do brasileiro seguiu a mesma no segundo round. Apesar de Rodriguez tentar golpear, Danilo Marques mais uma vez encurtou a distância e o derrubou mais uma vez. Conseguindo a montada, Marques desferia socos e cotoveladas, e o americano apenas bloqueava os golpes. Após dominar as costas, o brasileiro encaixou um mata-leão e apagou Mike Rodriguez, que voltou a si sem saber que havia perdido a consciência e tentou ainda voltar a lutar.

UFC 258: Esquadrão Brasileirão na disputa pelo cinturão! — Foto: Combate

Veja também

Mais do ge