Dos três brasileiros que atuaram no card principal do UFC Overeem x Volkov, dois saíram vitoriosos. Danilo Marques e Alexandre Pantoja derrotaram Mike Rodriguez e Manel Kape, respectivamente, enquanto Carlos Diego Ferreira foi derrotado pelo iraniano Beneil Dariush por decisão dividida. Confira como foram as lutas:
Alexandre Pantoja faz Manel Kape ter estreia amarga
Na estreia de do angolano Manel Kape, ex-campeão peso-mosca do evento japonês Rizin, no UFC, quem levou a melhor foi o brasileiro Alexandre Pantoja. Atual número cinco do ranking da categoria, Pantoja venceu por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27). Após o anúncio do resultado, Kape mostrou-se indignado com a decisão, e conversou com Pantoja ainda no octógono.
O primeiro round começou com Pantoja tomando a iniciativa da luta, encurtando a distância e buscando encurralar Kape. O angolano fintava buscando espaços, mas Pantoja conectava bons chutes nas pernas, incomodando o estreante. A cerca de dois minutos do fim do round, o brasileiro conectou uma boa sequência de golpes de direita junto à grade. Kape não achava espaço para atacar, e ao tentar um golpe de efeito, acabou ficando com as costas no chão, e somente nos cinco últimos segundos conseguiu se levantar.
Na volta para o segundo round, Manel Kape recebeu dois chutes de Alexandre Pantoja, e após acertar um contragolpe, fez algumas brincadeiras tentando tirar a concentração do brasileiro. O brasileiro seguia apostando nos chutes, que se não abalavam Kape, serviam para a pontuação a seu favor. O angolano tentou uma queda no minuto final, mas Pantoja conseguiu evitar ser dominado, levantando-se rapidamente.
O panorama da luta não se alterou muito no terceiro round. Pantoja manteve a estratégia de apostar nos chutes nas pernas e na linha de cintura e de tomar a iniciativa da luta. A dois minutos do fim da luta o brasileiro conectou um chute na cabeça e Kape brincou, balançando no octógono como se estivesse debochando do golpe. O angolano acertou um golpe de direita que incomodou Pantoja. Kape tentou duas vezes levar a luta para o chão, mas não conseguiu derrubar o brasileiro no fim da luta.
Beneil Dariush vence revanche contra Carlos Diego Ferreira
Após derrotar o brasileiro Carlos Diego Ferreira em 2014 por decisão dos juízes, o peso-leve iraniano Beneil Dariush repetiu a dose neste sábado. Em uma luta muito disputada e decidida nos detalhes, ele venceu por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), chegando à sexta vitória consecutiva na categoria.
A luta começou com Dariush mostrando mais precisão, conectando mais golpes que Ferreira. O brasileiro tentou encaixar uma chave de braço, e levantou-se rapidamente ao ver que não conseguiria executar o golpe. Os dois voltaram a lutar em pé, trocando golpes abertamente. Na metade do round, Ferreira esperou a aproximação do iraniano para levar a luta para o chão, mas não conseguiu dominar Dariush, que ficou na sua guarda. Ferreira tentou uma chave com a perna, que foi defendida pelo rival. Nos segundos finais, Dariush acertou um belo golpe, que abalou Ferreira. O brasileiro devolveu com um chute alto na cabeça e os dois trocaram socos até o intervalo.
O ritmo da luta continuou acelerado no segundo round. Os dois lutadores voltaram buscando a trocação, e Dariush encurtou a distância, levando a disputa para o chão e ficando por cima, na guarda de Ferreira. Os dois levantaram, e o brasileiro tentou rolar para buscar a perna do iraniano. Dariush livrou-se e os dois se levantaram, mas em seguida foram novamente para o solo, com Dariush se mantendo por cima até o fim do round.
Mostrando agressividade na volta para o terceiro round, Carlos Diego Ferreira buscava se impor na luta em pé, mas Beneil Dariush mantinha uma boa movimentação e contra-ataques perigosos. A dois minutos do fim da luta, o brasileiro teve a chance de dominar o iraniano no chão, mas viu o rival levantar-se rapidamente, livrando-se da investida. Nos últimos segundos, Ferreira tentou encaixar um triângulo de mão após ser derrubado, mas não houve tempo para finalizar a luta.
Danilo Marques apaga Mike Rodriguez
Com a sua luta tendo sido escalada de última hora do card preliminar para o card principal do evento, o peso-meio-pesado Danilo Marques teve uma atuação muito segura, finalizando o americano Mike Rodriguez com um mata-leão aos 4m52s do segundo round e chegando à sua segunda vitória no UFC.
A luta começou com Marques levando a luta para o chão, e depois, em pé, travando Rodriguez junto à grade para, com um "single leg", derrubá-lo novamente. O americano apenas se defendia, não mostrando nenhuma ação ofensiva no chão. A um minuto do intervalo, Rodriguez conseguiu se erguer, mas foi derrubado novamente, já mostrando algum cansaço. De volta à luta em pé, o americano ainda tentou atacar, mas sem nenhum perigo.
A estratégia do brasileiro seguiu a mesma no segundo round. Apesar de Rodriguez tentar golpear, Danilo Marques mais uma vez encurtou a distância e o derrubou mais uma vez. Conseguindo a montada, Marques desferia socos e cotoveladas, e o americano apenas bloqueava os golpes. Após dominar as costas, o brasileiro encaixou um mata-leão e apagou Mike Rodriguez, que voltou a si sem saber que havia perdido a consciência e tentou ainda voltar a lutar.
Confira todos os resultados do evento:
CARD PRINCIPAL
Alexander Volkov venceu Alistair Overeem por nocaute técnico aos 2m06s do R2
Cory Sandhagen venceu Frankie Edgar por nocaute aos 28s do R1
Clay Guida venceu Michael Johnson por decisão unânime (triplo 30-27)
Alexandre Pantoja venceu Manel Kape por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Beneil Dariush venceu Carlos Diego Ferreira por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Danilo Marques venceu Mike Rodriguez por finalização aos 4m52s do R2
CARD PRELIMINAR
Devonte Smith venceu Justin Jaynes por nocaute técnico (interrupção médica) aos 3m38s do R2
Karol Rosa venceu Joselyne Edwards por decisão unânime (triplo 30-27)
Lara Procópio venceu Molly McCann por decisão unânime (29-27, 29-28 e 30-27)
Seung Woo Choi venceu Youssef Zalal por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Timur Valiev venceu Martin Day por decisão unânime (30-25, 30-25 e 30-26)
Ode Osbourne venceu Jerome Rivera por nocaute aos 26s do R1
Veja também