Com uma estratégia de luta voltada para defesa de quedas e aposta no boxe, o peso-médio havaiano Brad Tavares conseguiu uma boa vitória sobre o brasileiro Antônio Cara de Sapato por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28) no card preliminar do UFC 257, realizado na Ilha da Luta, em Abu Dhabi.
O primeiro round começou com os dois lutadores trocando jabs e chutes baixos no centro do octógono, e Cara de Sapato encurtou a distância para tentar a derrubada com um "single leg". Tavares defendeu, mas o brasileiro insistiu, tentando novamente a queda, e viu o havaiano resistir mais uma vez. Cara de Sapato aceitava a trocação de Tavares, mas tinha dificuldade de derrubar o rival, que mostrava uma defesa muito boa junto à grade.
Brad Tavares voltou para o segundo round mostrando muita qualidade no boxe, com ataques rápidos e precisos. Cara de Sapato absorveu os golpes e conseguiu derrubar o havaiano, que se levantou quase imediatamente. Tavares mantinha a superioridade na luta em pé, e acertou um bom golpe de direita que abalou o brasileiro. Logo em seguida, Cara de Sapato recebeu um chute na região genital, e teve tempo de se recuperar antes do fim do round.
Com o jogo em pé funcionando, Brad Tavares iniciou o terceiro round mais uma vez em vantagem. Golpeando em velocidade, o havaiano furava a guarda de Cara de Sapato, que esperava a chance de tentar uma queda. Mas o havaiano seguia defendendo as quedas, frustrando o plano de luta do brasileiro. Cara de Sapato tentou as quedas até o fim, mas não conseguiu derrubar Tavares, que se manteve em vantagem até o fim da luta.
Julianna Peña finaliza Sara McMann em "duelo de mães"
No primeiro duelo feminino da noite, a peso-galo americana Julianna Peña finalizou a compatriota Sara McMann com um mata-leão aos 3m39s do terceiro round, saindo vencedora do "duelo de mães" do UFC 257 - as duas lutadoras tiveram filhos recentemente.
O primeiro round foi dominado por Sara McMann, que usou o seu wrestling para controlar Julianna Peña no chão após alguns minutos de luta em pé, tentando encaixar um mata-leão junto à grade, e depois mantendo a rival sob domínio, com as costas no chão até o intervalo. Peña começou o segundo round defendendo uma catada de perna e tentando encaixar uma guilhotina, que foi defendida por McMann. A vice-campeã olímpica de wrestling em Atenas-2004 se manteve por cima no chão na guarda da rival, e depois buscou as costas da rival. Peña conseguiu se levantar e as duas passaram a trocar joelhadas junto à grade até o fim do round.
Julianna Peña começou o terceiro round com uma queda de judô em Sara McMann, ficando por cima no chão com a guarda passada. Aproveitando que a rival lhe deu as costas, Peña desferiu diversos golpes na cabeça, e manteve a posição de domínio, passando para as costas e fechando o cadeado na cintura. Com muita habilidade, Peña encaixou um mata-leão e finalizou McMann, voltando a vencer após sofrer uma derrota para Germaine de Randamie em sua última apresentação.
Invicto, Evloev vence Nik Lentz por pontos
Único invicto do card do UFC 257, o peso-pena russo Movsar Evloev derrotou o veterano americano Nik Lentz por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28) após aceitar substituir Mike Grundy a poucos dias do evento. Mostrando bom preparo físico e ótima defesa no chão, Evloev aproveitou-se do cansaço de Lentz para dominar o combate a partir da metade do segundo round e chegar às 14 vitórias em 14 lutas como profissional.
Após ameaçar Movsar Evloev durante dois rounds com suas guilhotinas, Nik Lentz nitidamente cansou, e o russo passou a dominar a luta em pé. O americano, mesmo tendo sido mais eficiente no chão, sofreu golpes duros que magoaram o seu rosto - houve algumas cabeçadas acidentais que aumentaram os ferimentos, mas que não atrapalharam o decorrer da luta. Mostrando melhor preparo físico, o russo impôs seu ritmo a partir da metade do combate, conseguindo a vitória por pontos.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Dustin Poirier venceu Conor McGregor por nocaute técnico aos 2m32s do R2
Michael Chandler venceu Dan Hooker por nocaute técnico aos 2m30s do R1
Joanne Calderwood venceu Jessica Eye por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Makhmud Muradov venceu Andrew Sanchez por nocaute técnico aos 2m59s do R3
Marina Rodriguez venceu Amanda Ribas por nocaute técnico aos 54s do R2
CARD PRELIMINAR
Arman Tsarukyan venceu Matt Frevola por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Brad Tavares venceu Antônio Cara de Sapato por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Julianna Peña venceu Sara McMann por finalização aos 3m39s do R3
Marcin Prachnio venceu Khalil Rountree Jr. por decisão unânime (triplo 29-28)
Movsar Evloev venceu Nik Lentz por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Amir Albazi venceu Zhalgas Zhumagulov por decisão unânime (triplo 29-28)
Veja também