Primeiro homem a conseguir a façanha de correr uma maratona em menos de 2h (1h59min40s2 obtidos em Viena, em outubro deste ano), o queniano Eliud Kipchoge não se dá por satisfeito. Nesta terça, em entrevista à agência Reuters, o atleta de 35 anos afirmou que a sua próxima meta é buscar o bicampeonato olímpico nos Jogos de Tóquio 2020.
Ouro na Rio 2016, Kipchoge detém o recorde oficial da maratona com o tempo de 2h01m39 obtido em Berlim em 2018. A marca obtida em Viena não foi homologada por não se tratar de uma prova oficial.
- Se eu for selecionado certamente estarei em Tóquio brigando pelo bi - disse o maratonista. - Tóquio não sai da minha cabeça e não vejo a hora de estar no bloco de largada me preparando para brigar por mais um ouro - completou.
Com 11 vitórias nas últimas 12 maratonas que participou, Eliud Kipchoge tem enfrentado críticas de que o seu bom desempenho é fruto apenas do calçado especial com fibra de carbono que o atleta tem usado. Defensor das evoluções tecnológicas no esporte, ele dá a sua posição sobre o tema:
- O mundo deveria aproveitar todas as evoluções tecnológicas que o esporte apresenta. O setor de calçados é um grande exemplo disso. Não creio que isso seja uma trapaça, mesmo porque não estou usando um foguete como calçado. Os sapatos que eu uso ajudam somente a me recuperar depois das maratonas - comentou.
Veja também