Nesta terça-feira (12), durante a COP29, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou os líderes globais sobre a urgência de investimentos significativos para evitar desastres humanitários causados pela crise climática. A cúpula, realizada em Baku, Azerbaijão, reúne cerca de 200 países com o objetivo de mobilizar centenas de bilhões de dólares para impulsionar uma transição mundial para energias mais limpas e conter os danos gerados pelas emissões de carbono.
No entanto, a ausência de líderes de grandes economias na abertura do evento, destinada a fomentar o compromisso político nas negociações, trouxe incertezas quanto ao alcance das discussões e à capacidade de mobilização financeira necessária para enfrentar o agravamento da crise climática.
António Guterres pintou um retrato sombrio das consequências da crise climática surgidas nos últimos meses. "Este ano foi uma aula magistral de destruição humana. Famílias correndo por suas vidas antes que o próximo furacão atinja; trabalhadores e peregrinos desmaiando em calor insuportável; enchentes destruindo comunidades e infraestruturas; crianças indo para a cama com fome enquanto secas devastam as colheitas", disse ele. "Todos esses desastres, e outros, estão sendo impulsionados pela mudança climática causada pelo homem."
Governos foram alertados na COP que devem tomar ações conjuntas para reduzir os gases de efeito estufa ou enfrentar um desastre econômico que pode ameaçá-los eleitoralmente.
Simon Stiell, o principal funcionário climático da ONU, disse que política, economia e clima agora estão fatalmente entrelaçados. Os governos podem estar sentindo as consequências da pior inflação em décadas, mas consequências muito mais graves estão por vir. "Os impactos climáticos em piora colocarão a inflação em um nível extremo," disse Stiell, abordando alguns dos temores econômicos que ajudaram a garantir uma série de vitórias eleitorais para partidos de direita ao redor do mundo no último ano. "A crise climática é uma crise do custo de vida, pois desastres climáticos estão aumentando os custos para famílias e empresas. O financiamento climático é um seguro global contra a inflação", completou.
Canal da Glamour
Quer saber tudo o que rola de mais quente na beleza, na moda, no entretenimento e na cultura sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal da Glamour no WhatsApp.