Moda
Publicidade
Por

Em 1962, Marilyn Monroe vivia seu auge. Ganhara prêmios por seus filmes e se consolidava como uma das mulheres mais bonitas do mundo. Sabia de seu poder e não tinha medo de usá-lo.

No aniversário do então presidente John F. Kennedy, a atriz roubou todos os holofotes ao aparecer com um vestido completamente transparente e cantar o icônico "Parabéns para Você" para o político. A peça, criada pelo figurinista Bob Mackie, foi confeccionada diretamente no corpo de Monroe e coberta com 6 mil cristais bordados à mão. Surgia, assim, uma das criações mais marcantes da moda: o naked dress.

O vestido voltou a ganhar destaque em 2022, quando Kim Kardashian o usou no MET Gala daquele ano. "Hoje, todo mundo usa vestidos assim, mas antes não era o caso. De certa forma, esse foi o primeiro naked dress, por isso ainda é tão chocante", contou Kim em uma entrevista à Vogue americana na época.

Kim Kardashian usou o vestido de Marilyn Monroe no MET Gala de 2022 — Foto: Reprodução/Instagram
Kim Kardashian usou o vestido de Marilyn Monroe no MET Gala de 2022 — Foto: Reprodução/Instagram
Florence Pugh — Foto: Getty Images
Florence Pugh — Foto: Getty Images

Reivindicando o poder próprio

Para os olhares desavisados, o naked dress pode parecer apenas mais uma peça de roupa. No entanto, enganam-se aqueles que pensam assim: o vestido simboliza liberdade e confiança das mulheres, sem necessariamente sucumbir à sexualização.

Em 1993, por exemplo, Kate Moss apareceu com um vestido completamente transparente em um evento. "Foi a primeira vez que fui fotografada pelos paparazzi. Não fazia ideia de por que todo mundo estava tão animado – no flat de Corinne em Soho, o vestido não era transparente", contou ela em uma entrevista à W Magazine em 2019. Aquele momento marcou uma virada em sua carreira, e o vestido acabou até exposto no museu V&A, em Londres. Nos anos 90, Sarah Jessica Parker também eternizou o modelo na abertura da série Sex and The City.

Kate Moss — Foto: Getty Images
Kate Moss — Foto: Getty Images

Com o passar dos anos, o naked dress tornou-se mais comum, mas não deixou de ser associado a críticas de "vulgaridade". Em 2014, Rihanna mudou esse cenário ao elevar o conceito do vestido a um novo patamar. No CFDA Awards, a artista apareceu deslumbrante com um modelo incrustado com 216 mil cristais Swarovski. Durante seu discurso, a famosa frase "Ela pode me vencer, mas não pode vencer minha roupa" ressoou, e ela estava mais do que certa.

Anitta — Foto: Getty Images
Anitta — Foto: Getty Images

O naked dress continuou a aparecer em diversas premiações ao longo de 2024. No after party do Oscar, Anitta deslumbrou com um vestido da Fendi repleto de transparências. Em sintonia, atrizes como Florence Pugh, Halle Bailey e Vanessa Hudgens marcaram presença no tapete vermelho com looks semelhantes.

Mais recente Próxima Os looks de Kate Middleton no Natal da família real ao longo dos anos
Mais de Glamour