Carreira & Dinheiro
Publicidade

Por Paula Zogbi (@paulazogbi)

Faz parte da equipe de Research da XP, do grupo XP Inc. (XP, Rico e Clear) e trabalha com mercado financeiro há mais de dez anos. É analista CNPI pela Apimec.


Virou trend absoluta nas redes sociais a expressão “calça de shopping”, surgida de um episódio do desenho Pernalonga. No vídeo, o personagem Patolino, vestindo um par de jeans wide leg, explica que “calça de shopping” é uma “calça que se usa no shopping, como sinal de respeito”. Também avisa que não é preciso exagerar no respeito, porque shopping não é igreja.

A “calça de shopping” dos investimentos: o que não pode faltar na sua carteira — Foto: Getty Images
A “calça de shopping” dos investimentos: o que não pode faltar na sua carteira — Foto: Getty Images

O vídeo explodiu e virou até tatuagem - como a própria Glamour mostrou na semana passada -, além de listar jeitos de usar essa peça. E, é claro, uma das interpretações para a calça de shopping é: você precisa ter uma se quiser conviver respeitosamente em sociedade (em shoppings). É o novo “pretinho básico”.

Brincadeiras à parte, itens indispensáveis existem em vários aspectos da vida. Nas finanças, também temos um tipo de investimento que você precisa fazer em sinal de respeito ao seu patrimônio: a reserva de emergência em renda fixa pós-fixada com liquidez. Esse é o investimento ideal para proteger o seu dinheiro – muito melhor que a poupança, diga-se de passagem. A reserva é um valor destinado a eventualidades financeiras que você não consegue prever, como uma demissão ou uma mudança de vida inesperada.

Ela deve ser equivalente a um valor entre 3 a 12 vezes seus gastos fixos mensais. Ou seja: calcule o quanto você gasta por mês em coisas que são inegociáveis (como alimentação e aluguel) e multiplique esse valor. A definição final desse multiplicador depende do nível de segurança financeira que você tem: uma pessoa com carteira assinada e direito a receber seguro-desemprego precisa de uma reserva de emergência menor do que uma pessoa autônoma, por exemplo.

As “calças” corretas para aplicar esse valor são investimentos como:

Tesouro Selic: o título do Tesouro Direto que paga 100% da Selic (a taxa básica de juros) e permite resgate diariamente com nível baixíssimo - quase zero possibilidade mesmo de prejuízo. Como é de emissão do Tesouro Nacional, você só tomaria calote se o Brasil inteiro quebrasse, o que é altamente improvável.

Fundos DI: fundos de investimentos que aplicam principalmente no próprio Tesouro Selic. Isso significa que têm a mesma liberdade de resgate rápido e o mesmo nível quase nulo de risco. Atenção: procure sempre fundos DI sem taxa de administração, como o Trend DI Simples. É facinho de achar essa informação na sua corretora de investimentos.

CDBs: o Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um investimento em que você empresta para um banco e recebe de volta com juros. Para formar a reserva de emergência, você precisa procurar na sua corretora aqueles que têm liquidez diária - ou seja, resgate em “D+0” ou “D+1” (o dia que você solicita mais um) - e, de preferência, em bancos médios ou grandes, que são mais confiáveis.

Se você tem uma reserva financeira, fica muito mais seguro começar a tomar mais risco no mercado com investimentos arrojados. Então vista sua calça de shopping e sua reserva de emergências e vá às compras (no shopping ou no mercado financeiro) sem preocupação!

Mais recente Próxima Festival Mundial de Publicidade de Gramado retoma sob a liderança feminina: “O mercado publicitário é muito machista”
Mais de Glamour

O movimento cycle sync ganha adeptas no TikTok ao associar fases menstruais com hábitos de exercícios, alimentação e até sociais. Enquanto os médicos se dividem em relação à efetividade do método, talvez a maior vantagem do monitoramento do ciclo seja o autoconhecimento

Como monitorar o ciclo menstrual virou ferramenta de autoconhecimento entre mulheres

O excesso de sódio, açúcar e gorduras dos pratos festivos pode causar retenção de líquidos. Descubra o que consumir!

Veja os alimentos que podem te ajudar a desinchar após os excessos das festas de fim de ano

Veja um guia completo de previsões e dicas para curtir o novo ano

2025: prepare-se para o melhor ano da sua vida!

De Bruna Marquezine estreando no MET Gala à Zendaya com o vintage Mugler, o ano serviu visuais inesquecíveis

Os looks que mais deram o que falar no tapete vermelho de 2024

Princesa de Gales foi acompanhada pela família na tradicional caminhada de Natal até a Igreja de Santa Maria Madalena, na propriedade de Sandringham

Kate Middleton participa da caminhada de Natal ao lado da família

Peça é da Charth, avaliada em quase R$ 20 mil e composta por bordados manuais

Tudo sobre o vestido dourado de R$ 20 mil queridinho das famosas

Cor é a escolha predominante das celebridades neste fim de ano

Anitta, Sabrina Sato e mais: vermelho domina o Natal das famosas em 2024

Queima de fogos, alimentos proibidos... Veja o que fazer para manter seus bichinhos de estimação protegidos

5 cuidados com os pets nas festas de fim de ano

Casa estava decorada com árvores de Natal, luzes e ursos polares decorativos, criando um ambiente temático e festivo

Decoração luxuosa, buffet e show: veja detalhes do Natal de Bruna Biancardi e Neymar Jr.

Cantora, que se tornou mãe em outubro de 2024, compartilhou diversos registros inéditos com a pequena

Iza posta cliques inéditos e celebra primeiro Natal com a filha, Nala: "Melhor presente"