Depois de rodar o País com o musical Elza, no qual interpretou Elza Soares, a cantora e atriz Larissa Luz embarca em um novo desafio: viver Bibiana na montagem de Torto Arado - O Musical. A peça, inspirada no best-seller do escritor baiano Itamar Vieira Junior, está em cartaz desde 13 de setembro e vai até o dia 29 do mês no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. O espetáculo segue para São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos meses.
A adaptação para os palcos da história das irmãs Bibiana e Belonísia foi desenvolvida pelo dramaturgo Elisio Lopes Jr, cujo currículo conta com o roteiro do filme Medida Provisória (2022). A direção musical e as mais de 15 composições originais são do produtor e arranjador Jarbas Bittencourt. O projeto propõe um recorte na história das mulheres da trama ambientada na cidade fictícia Água Negra, localizada no sertão baiano.
"Bibiana é inconformada, transgressora e revolucionária. Sua existência é o reflexo de tantas outras mulheres reais", comenta Larissa Luz. Na montagem, Belonísia é vivida pela atriz Bárbara Sut, conhecida pelo trabalho na novela Amor Perfeito (2023). Já a experiente Lilian Valeska, que recentemente interpretou Billie Holiday e Alcione, dá voz à Donana, avó da família e guardiã dos segredos do jarê, religião de matriz africana e própria da Chapada Diamantina.
A sororidade é um dos focos da história: "Uma está lá para ajudar a outra nos momentos mais necessários – e isso é muito precioso", conta a atriz baiana. Vencedor do Prêmio Jabuti, o livro lançado em 2019 vendeu mais de 700 mil cópias e foi traduzido para 24 idiomas. Ao colocar uma lupa na vida da família, a narrativa aborda a ancestralidade e a luta de classes por meio da magia e do encantamento presentes nas tradições afro-diaspóricas. "Sinto que o livro tem delicadeza e sensibilidade para retratar as nuances de cada personagem, porém também possui um viés político forte", diz a artista. Durante a pesquisa, Larissa mergulhou no universo das comunidades quilombolas e sertanejas. "Não encaro o papel como uma responsabilidade, mas como uma missão e uma possibilidade de me tornar alguém melhor", afirma.
Com mais de 20 anos de carreira, Larissa enxerga a música, a dança e a atuação como atividades complementares. Durante a sua trajetória, soma experiências como vocalista do grupo de axé Ara Ketu e da banda de rock Lucy in the Sky, apresentadora do Saia Justa – ela integrou o elenco do programa entre 2022 e 2023 – e fundadora do Ayabass, projeto dividido com Xenia França e Luedji Luna. Para ela, cada palco representa formas diferentes de se conectar com o público: "No teatro, pensamos nas entrelinhas que permeiam as relações entre os personagens. No show, sou eu e o público, é tudo para eles".
Mais em Condé Nast
| Canal da Glamour |
Quer saber tudo o que rola de mais quente na beleza, na moda, no entretenimento e na cultura sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal da Glamour no WhatsApp.