Livros
Publicidade

Em busca de dicas para atualizar a leitura? Pois aqui separamos 4 lançamentos recentes de escritoras para você colocar na sua mesa de cabeceira. Da autossociobigrafia Uma Mulher, da francesa Annie Ernaux, ao romance familiar de ficção Mika Na Vida Real, da escritora Miko Jean, não faltam opções para você ficar grudada no livro da primeira à última página. Saiba mais detalhes sobre cada um deles a seguir:

1 - Uma Mulher - Annie Ernaux

Uma Mulher - Annie Ernaux — Foto: Divulgação
Uma Mulher - Annie Ernaux — Foto: Divulgação

A vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2022 retorna à autossociobiografia, gênero que inaugurou e que a consagrou, para dividir as memórias que escreveu sobre sua mãe nos meses seguintes à sua morte depois da luta contra o Alzheimer. No novo livro, a escritora francesa lida com o sentimento da perda e descreve suas lembranças de maneira sutil e visceral ao mesmo tempo, abordando temas como amor, ódio, culpa e, acima de tudo, um vínculo inabalável.

Com Uma Mulher, Ernaux mergulha na escrita sobre a vida, tema que provou ser sua especialidade, vide seus outros títulos.

2 - Virgínia Mordida - Jeovanna Vieira

Virgínia Mordida - Jeovanna Vieira — Foto: Divulgação
Virgínia Mordida - Jeovanna Vieira — Foto: Divulgação

Em sua estreia na ficção, Jeovanna Vieira apresenta o retrato de um relacionamento marcado pela violência psicológica. No romance, a protagonista é Virgínia, uma carioca radicada em São Paulo que trabalha como advogada e adora se jogar na noite paulistana.

Em uma delas, conhece Henrí, um ator argentino com quem tem uma conexão imediata. Tudo parece bem, mas não demora para o relacionamento ganhar contornos nocivos acentuados por diferenças culturais, de gênero e de raça. Assim, em capítulos curtos e com flashbacks, a autora revisita a história do casal e propõe uma reflexão sobre aguentar a dor em nome dos sentimentos e o poder de recomeçar.

3 - Vento Vazio - Marcela Dantés

Vento Vazio - Marcela Dantés — Foto: Divulgação
Vento Vazio - Marcela Dantés — Foto: Divulgação

No novo romance de Marcela Dantés, a história se passa na desolada Quina da Capivara, lugar em que ninguém está imune ao falado Vento Vazio, que dá nome ao livro. É lá que Miguel Sem--Fim, por intermédio de Teodora, encontra seu lugar e consegue um trabalho de vigia na usina eolioelétrica.

Tudo vai bem, até que o fechamento do local sem explicação faz com que ele reviva lembranças terríveis que o levam ao limite da sanidade. Apresentando outros personagens, como Alma, Cícera e a órfã Maura, e narrado a quatro vozes, Vento Vaziodesdobra a vida desses moradores, ligados pelo espaço que partilham, os fantasmas que os acompanham em um cenário onde sentimentos guardados são um convite para a perda da sanidade.

4 - Mika na Vida Real - Emiko Jean

Mika na Vida Real - Emiko Jean — Foto: Divulgação
Mika na Vida Real - Emiko Jean — Foto: Divulgação

O livro acompanha a história de Mika, uma mulher de 35 anos que não poderia estar com a vida mais caótica. Na trama, 16 anos após entregar Penny, sua filha, para adoção, ela recebe uma ligação inesperada da própria, que está determinada a construir uma relação com a mãe biológica. A partir daí, insatisfeita com o cenário de sua vida, ela não vê outra saída que não seja forçar uma existência diferente da verdadeira para impressionar a filha, de quem também deseja se aproximar.

A "nova Mika", então, passa a ser uma mulher madura e bem-sucedida. Mas, ainda que esses detalhes estejam longe da verdade, os sentimentos que compartilha com a jovem são verdadeiros: os sonhos, os medos, os desejos e a relação com a cultura japonesa.

| Canal da Glamour |

Quer saber tudo o que rola de mais quente na beleza, na moda, no entretenimento e na cultura sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal da Glamour no WhatsApp.

Mais recente Próxima 'O Mito do Mito': livro de autoficção de Rita Lee será lançado em julho
Mais de Glamour