João Fonseca e a torcida brasileira entraram em sinergia no Rio Open. Nesta quinta, o brasileiro de 17 anos transformou a Quadra Guga Kuerten em um caldeirão. Assim, venceu Cristian Garín, campeão do torneio carioca em 2020, por 2 sets a 0, com duplo 6/4. Fonseca se tornou o terceiro brasileiro classificado para as quartas de final na atual edição, aumentando o recorde do país. Ainda subiu mais 96 posições no ranking da ATP – a projeção em tempo real mostra o jovem em 341º lugar.
João Fonseca 2 x 0 Cristian Garin | Melhores momentos | Rio Open 2024
Mas os feitos não param por aí. Fonseca se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 – ou depois – a alcançar as quartas de uma competição de nível ATP e o brasileiro mais novo a atingir a marca na era aberta do tênis.
Natural do Rio de Janeiro, Fonseca acompanha jogos do Rio Open desde criança, como mostrou post da ATP nas redes sociais (veja abaixo). Agora, o público das arquibancadas contribui para o sucesso de João, vibrando a cada ponto. Um barulho tão alto, que era ouvido em todos os pontos do Jockey Club e parecia impulsionar o brasileiro.
– Eu só tenho a agradecer a essa torcida. Precisava da energia no final para ganhar, porque o nervosismo estava pegando. Estou ainda sem acreditar no que tem acontecido nesta semana – disse Fonseca, após a partida.
Com o apoio da torcida, o jogo começou de forma promissora para Fonseca, que quebrou o primeiro saque de Garín, 88º do ranking da ATP. Mas o chileno devolveu logo em seguida, num game em que o brasileiro estourou as cordas da raquete e precisou trocar de equipamento.
Garín ainda conseguiu uma outra quebra e assumiu a liderança pela primeira vez na partida (4 a 3). Aí, foi a hora de Fonseca se recuperar imediatamente e ganhar três games em sequência. Assim, fechou o set em 6 a 4, levando a torcida ao delírio na Quadra Guga Kuerten.
João Fonseca quebra saque do chileno e fecha o primeiro set
O segundo set começou bastante equilibrado, com os atletas confirmando saques, apesar de alguns sustos. Foram nove games sem quebras, mas Fonseca brilhou justamente no último. Com outro 6/4, o brasileiro selou a vitória e subiu mais um degrau na caminhada para se tornar um ídolo nacional.
Nas quartas de final, João enfrentará o argentino Mariano Navone. Pela primeira vez em 10 edições do Rio Open, o Brasil terá mais de um representante nas quartas. E serão logo três. Além de Fonseca, também se classificaram Thiago Wild e Thiago Monteiro. Os jogos do trio acontecerão na Quadra Guga Kuerten, na sexta-feira, com transmissão do sportv3.
- Thiago Monteiro (BRA) x Sebastián Báez (ARG) - a partir de 16h30
- Thiago Wild (BRA) x Cameron Norrie (GBR) - não antes de 18h
- João Fonseca (BRA) x Mariano Navone (ARG) - na sequência
Veja também