Enquanto a zebra rolou solta para os estrangeiros Carlos Alcaraz e Stan Wawrinka, na décima edição do Rio Open, o Brasil fez bonito e já garantiu sua melhor campanha no torneio. Pela primeira vez na história, três brasileiros vão às quartas de final nas disputas de simples da competição. Thiago Wild, Thiago Monteiro e João Fonseca serão os representantes da casa que vão lutar por uma vaga nas semifinais.
A última vez em que um brasileiro chegou às quartas de final do torneio foi em 2017, quando Thiago Monteiro enfrentou o norueguês Casper Rudd, e perdeu por 2 sets a 0. O país, que nunca passou desta etapa na competição, agora, conta com três chances de ir às semifinais. Os confrontos acontecem nesta sexta-feira, a partir das 16h30, com transmissão ao vivo pelo sportv3.
João acelera na paralela e empolga a torcida
Confira os confrontos das quartas de final do Rio Open:
16h30 - Thiago Monteiro x Sebastian Baez (ARG)
18h - Thiago Wild x Cameron Norrie (GBR)
Em seguida - João Fonseca x Mariano Navone (ARG)
Wild abre as portas das quartas
Thiago Wild foi o primeiro classificado do grupo, nesta quinta-feira, ao derrotar o espanhol Jaume Munar por 2 sets a 1. O paranaense de 23 anos comentou a vontade de ver a nova geração do tênis avançando no torneio brasileiro:
- Eu estava conversando com a minha família esses dias. Ia ser muito legal para o esporte brasileiro um tenista da nossa geração avançar, porque eu, o Felipe e o João, estamos recém começando nossa carreira e acho que isso é uma coisa bonita de se ver. Fazia tempo que a gente não via tanto jogadores com um potencial tão grande em um mesmo torneio, principalmente no Brasil - disse.
Thiago Monteiro chega às quartas como veterano
Pouco depois, foi a vez de Thiago Monteiro de enfrentar outro brasileiro, Felipe Meligeni, em busca da vaga tão sonhada. Monteiro levou a melhor, e venceu Meligeni por 2 sets a 0, em uma partida muito equilibrada. Os dois são parceiros nas duplas, mas este ano chegaram ao torneio como adversários no simples. Thiago recebeu um wildcard para o Rio Open, e venceu Carlos Alcaraz, em sua primeira partida, por desistência do espanhol.
Essa é a primeira vez em sete anos que o Brasil volta às quartas de final do maior torneio da América do Sul, e Thiago foi o último jogador a representar o país na etapa.
- Feliz por mais uma quarta no Rio Open, que é meu torneio preferido do ano, sem dúvidas. É uma grande campanha para o tênis brasileiro. Tínhamos quatro jogadores brasileiros nas oitavas, agora dois nas quartas. Tomara que João avance para termos três brasileiros nas quartas e sem dúvidas tentar manter os brasileiros aí na campanha até o último dia.
João Fonseca fecha o dia com chave de ouro
Depois de vencer Arthur Fils, 36º melhor do ranking mundial, João Fonseca fez a torcida ir à loucura, ao derrotar o chileno Cristian Garin, por 2 sets a 0. O carioca de apenas 17 anos jogou confiante e se tornou o brasileiro mais jovem a chegar às quartas do Rio Open. A promessa do tênis, que venceu o US Open juvenil em 2023, subiu mais de 200 posições no ranking mundial, ultrapassando inclusive o ganhador de 22 grand slams, Rafael Nadal.
- Estou bem feliz. Os dois Thiagos são amigos meus. Depois de várias lendas do tênis brasileiro, eu consigo um feito histórico. Só tenho a agradecer a todo mundo ao meu redor. E é seguir querendo mais - disse o jovem tenista.
Veja também