Mais um brasileiro está confirmado na chave principal do Rio Open. Trata-se de João Fonseca, campeão mundial e do US Open juvenil em 2023. O carioca de 17 anos terá, pelo segundo ano consecutivo, a chance de disputar o torneio no Rio de Janeiro. Ao receber um convite da organização do ATP 500, ele se junta aos compatriotas Thiago Wild e Gustavo Heide, que já tinham garantido vagas.
– Estou muito feliz com essa chance de jogar o Rio Open. É uma competição especial para mim. Foi o primeiro ATP a que eu assisti na minha vida e é na minha cidade. Eu tenho uma conexão diferente com o torneio. Já fui para ver, treinar, ter uma experiência jogando no ano passado. Agora, quero ir com tudo, dando o meu melhor para aproveitar muito essa oportunidade – disse João.
O Rio Open de 2023 marcou a estreia do tenista brasileiro em torneios da ATP. Ele acabou eliminado no primeiro jogo, ao perder para o eslovaco Alex Molcan. No restante do ano, João se dedicou aos últimos compromissos como juvenil e se sagrou campeão do US Open. Também garantiu o título mundial, ao terminar a temporada como número 1 do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF).
No fim de 2023, João fez a transição para o profissional. O carioca é, no momento, o 651º do mundo. Conseguiu alcançar, em Buenos Aires, uma semifinal de Challenger.
Além de João, Thiago Wild e Gustavo Heide estão garantidos no Rio Open. Wild se classificou via ranking – no momento, ocupa a 81ª posição. Heide, por sua vez, conquistou a Maria Esther Bueno Cup e recebeu um convite da organização do torneio carioca.
A edição de 2024 será a décima do Rio Open e a primeira em que o torneio reunirá três campeões de Grand Slams: Carlos Alcaraz, Stan Wawrinka e Marin Cilic. O campeão de 2023, Cameron Norrie, também está confirmado para tentar defender o título. As partidas acontecerão entre os dias 17 e 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.
Conheça cinco curiosidades sobre João Fonseca
Veja também