TIMES

Por Redação do Ge — Rio de Janeiro


Depois de ter o ex-número 1 e atual número 3 do mundo Carlos Alcaraz como sua principal estrela nos últimos anos, a organização do Rio Open anunciou, nesta segunda-feira (12), o astro da edição 2025 do torneio. Será o tenista alemão Alexander Zverev, confirmado na chave principal da competição no ano que vem. Finalista de Roland Garros em 2024 e medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o número 4 do ranking mundial disputará o ATP 500 carioca no saibro do Jockey Clube, entre 15 e 23 de fevereiro de 2025.

Tenista Alexander Zverev será um dos astros do Rio Open 2025 e manda recado para o Brasil

Tenista Alexander Zverev será um dos astros do Rio Open 2025 e manda recado para o Brasil

- Estou muito animado para jogar o Rio Open. O Brasil é um lugar muito especial e jogar em frente aos brasileiros, que sempre trazem uma energia contagiante por onde passam, vai ser incrível, mal posso esperar. Já tive um pouco dessa experiência jogando na Copa Davis, mas agora espero contar com o apoio de toda a torcida para fazer o meu melhor na Cidade Maravilhosa - disse o tenista.

Alexander Zverev na final de Roland Garros 2024; tenista ficou em segundo lugar, perdendo para Carlos Alcaraz — Foto: Dan Istitene/Getty Images

Diretor do Rio Open, Lui Carvalho havia anunciado em fevereiro que o alemão Alexander Zverev e o grego Stefanos Tsitsipas estariam no radar da organização como possíveis convidados para a edição de 2025. Carlos Alcaraz também foi citado como uma possibilidade para o próximo ano. No entanto, o contrato do torneio com o número 3 do mundo terminou neste ano.

O tenista espanhol, medalhista de prata em Paris, tem uma relação de carinho com o evento que marcou sua primeira participação e vitória em torneios ATP, em 2020. No entanto, em sua quarta participação, na edição de 2024, Alcaraz precisou se retirar da competição após sofrer um entorse ao 13 minutos de partida, contra o brasileiro Thiago Monteiro.

Alexander Zverev, por sua vez, é dono de 22 títulos no circuito de tênis, com destaque para o ouro olímpico, dois ATP Finals e seis Masters 1000. Além de Roland Garros 2024, ele foi ainda finalista do US Open em 2020.

O tenista já esteve no Rio de Janeiro como parte da equipe da Alemanha num confronto de Copa Davis contra o Brasil. Agora, ele volta para fazer a sua estreia no Rio Open e ir em busca de um título inédito na sua carreira.

Além de Alcaraz, o Rio Open já contou com a participação de outros nomes da elite do tênis mundial, com destaque absoluto para o espanhol Rafael Nadal, um dos membros do chamado Big 3, formado pelos três tenistas que dominaram as duas primeiras décadas do século 21 e que possuem mais de 20 títulos de Grand Slam, cada um - os outros são o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic, que nunca jogaram o torneio.

A venda de ingressos para a edição de 2025 acontecerá em novembro.

Rio Open 10 anos de história: Alcaraz x Schwartzman Rio Open 2022

Rio Open 10 anos de história: Alcaraz x Schwartzman Rio Open 2022

Veja também

Mais do ge