TIMES

Por Redação do ge — de Belo Horizonte


O brasileiro João Fonseca, de 17 anos, ganhou o primeiro Challenger da carreira como profissional, neste domingo. O jovem, melhor tenista ranqueado da ATP com menos de 18 anos, não perdeu um set até o título do torneio nos Estados Unidos. Na decisão, ele venceu o o australiano Li Tu por 6/1, 6/4.

Gustavo Kuerten elogia estilo de jogo de João Fonseca: "Tem o tênis alegre"

Gustavo Kuerten elogia estilo de jogo de João Fonseca: "Tem o tênis alegre"

Fonseca é o mais jovem sul-americano a ganhar um Challenger desde o argentino Juan Martin Del Potro, que em 2006 levou o Challenger de Segóvia com 17 anos e 10 meses. João tem 17 anos e 11 meses.

João Fonseca vence Challenger de Lexington — Foto: ATP Tour

Com o título de Lexington, Fonseca tem perspectiva de alcançar a posição 166 no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Ele já é o jogador com menos de 18 anos mais bem ranqueado, atualmente na posição 214.

Fonseca segue os passos do atual número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner. Há cinco anos, em 2019, o hoje melhor do mundo também ganhou o título nos Estados Unidos.

Após a conquista, João Fonseca celebrou o título, após alguns resultados negativos anteriormente.

- Um título que, com certeza, significa muita coisa. Depois de algumas semanas não jogando tão bem, vacilando muito, tanto na grama quanto no primeiro torneio na quadra rápida, essa semana foi fruto de todo o trabalho feito - destacou o brasileiro de 17 anos.

João Fonseca vence Challenger de Lexington — Foto: ATP Tour

Cabeça de chave número 6 de Lexington, João Fonseca avaliou que foi melhorando jogo a jogo. Foi a segunda final de Challenger do brasileiro, que havia perdido o de Assunção para o brasileiro Gustavo Tabilo, em março.

- Joguei um bom nível de tênis, evoluí dia a dia, ganhei bons jogos e superei um jogador que perdi na semana passada. Muito feliz com o resultado, de passar dessa fase na minha segunda final de Challenger. Isso é muito importante para mim e para a minha evolução como jogador. Bem feliz de ter dado mais um passo na minha carreira, agora é seguir trabalhando para ganhar cada vez mais

Veja também

Mais do ge