Nesta terça-feira, João Fonseca entrou em quadra em seu segundo torneio profissional na carreira. O brasileiro, que foi sensação do Rio Open ao ganhar duas partidas nas quadras lotadas do Rio de Janeiro, perdeu de primeira no ATP 250 em Santiago, no Chile. O jovem enfrentou condições ruins do saibro, sofreu uma queda feia em quadra e não conseguiu superar o argentino Thiago Tirante. Perdeu por 7/5 e 7/6 e foi eliminado. Thiago Wild, campeão do ATP Chileno em 2020, avançou às oitavas de final do torneio.
João Fonseca perde na estreia do ATP Santiago
No primeiro game da partida, João Fonseca dominou o adversário nos primeiros três pontos. 40 a 0 em um início avassalador. Mas Tirante se recuperou, também confirmou os seus serviços e deixou o jogo disputado. Quando tudo ficou empatado em 5 a 5, o argentino cresceu e quebrou o primeiro game em cima do brasileiro. Confirmou mais um e fechou o primeiro set por 7 a 5.
O segundo set começou com a mesma intensidade do primeiro. Os dois segurando bem os serviços, mas Fonseca quebrou o game do adversário e tomou a frente da disputa. O brasileiro teve a chance de empatar a partida quando estava 5 a 3, mas sofreu a quebra. O jogo foi para o tiebreak, e o argentino levou a melhor ao fechar por 7 a 3.
Condições precárias da quadra
Ao tentar defender uma bola no fim do primeiro set, João Fonseca escolheu deslizar no fundo da quadra - como muitos jogadores fazem nas quadras de saibro - para chegar inteiro na jogada. Só que o pé direito do brasileiro prendeu no chão, criou um buraco e ele caiu rolando. A sensação do Rio Open não se machucou, mas reclamou das condições ruins do ATP 250 em Santiago. Veja o lance:
Outros vídeos viralizaram nas redes socias sobre as condições precárias do saibro neste ATP 250. Nos dois lances abaixo, os jogadores bateram com efeito e, em vez de a bola quicar na rotação natural da jogada, saiu praticamente rolando pela quadra, impossibilitando qualquer defesa do adversário. Veja os vídeos:
Thiago Wild avança na estreia em Santiago e vai às oitavas
Thiago Wild venceu nesta terça-feira o argentino Roman Burruchaga por duplo 6/4 e avançou às oitavas de final em Santiago. O brasileiro, que foi campeão no Chile em 2020, vai enfrentar Arthur Fils, terceiro cabeça de chave, nesta quarta-feira. Este ATP 250 entrou no lugar do Brasil Open, evento que era realizado em Ibirapuera, em São Paulo.
Veja também