TIMES

Por Redação do ge — Cloudbreak, Fiji


Italo Ferreira nem precisou cair na água nesta sexta-feira, em Fiiji, para comemorar a classificação para o Finals. Após ser eliminado da última etapa da WSL, o campeão olímpico de Tóquio garantiu a vaga no top 5 com a derrota de Yago Dora nas quartas de final. Italo precisava da derrota do brasileiro ou de Ethan Ewing para confirmar a classificação, e foi o que aconteceu. Jack Robinson eliminou Yago e o potiguar pôde seguir para Califórnia tranquilo. Já o catarinense bateu na trave mais uma vez e ficou com a sexta colocação.

Mesmo sem prioridade, Yago Dora tenta aumentar pontuação em bateria contra Jack Robinson

Mesmo sem prioridade, Yago Dora tenta aumentar pontuação em bateria contra Jack Robinson

O primeiro duelo do dia das finais em Cloudbreak, em Fiji, foi equilibrado durante toda a bateria. Yago Dora precisava avançar para as semifinais para garantir uma vaga no Finals. Foi o que tentou até os últimos minutos, mas as ondas não apareceram e Yago foi eliminado da última etapa do circuito mundial de surfe.

Italo Ferreira, Fiji, WSL, surfe — Foto: Aaron Hughes/World Surf League

Yago Dora entrou no mar para buscar uma vaga na decisão do título mundial sem tempo a perder . Logo que tocou a buzina, o catarinense buscou abrir o placar. A primeira oportunidade não foi boa, mas na segunda ele conseguiu 5.50 pontos para garantir uma boa nota para entrar o somatório. Não demorou muito para Jack Robinson também buscar suas ondas. O australiano conseguiu uma nota 5.00 na sua primeira oportunidade. Com a prioridade, Yago esperou até vir uma boa onda para fazer o seu trabalho. Ele fez uma ótima leitura, começando com uma manobra e na sequência um tubo. Assim colocou mais 6.00 no placar e ficou com 11.50 no somatório. Uma situação confortável para o brasileiro poder arriscar mais.

Yago Dora vai decidir sua vaga na bateria que ficou para abrir o último dia — Foto: WSL / Aaron Hughes

O brasileiro chegou na segunda metade da bateria com a liderança, mas Jack Robinson conseguiu achar a melhor onda da bateria e fez 7.33, conseguindo a virada. Yago ficou precisando de uma nota 6.34, faltando oito minutos para o fim da bateria, mas netuno não ajudou. As ondas não apareceram até zerar o cronômetro e o brasileiro foi eliminado.

Yago Dora faz em 5.50 na primeira bateria em Fiji

Yago Dora faz em 5.50 na primeira bateria em Fiji

Quem precisava dessa derrota era Italo Ferreira. O potiguar foi eliminado nas oitavas de final e, apesar da quarta colocação no ranking, ainda não tinha sua vaga confirmada. Ele ficou dependendo do resultado de Yago Dora e Ethan Ewing, precisando que pelo menos um perdesse sua bateria nas quartas de final. Para aliviar o coração de Italo, a eliminação do Yago assegurou sua posição no ranking e a classificação para a disputa do Finals.

Top 5

  1. John John Florence - 49530
  2. Griffin Colapinto - 42,685
  3. Jack Robinson - 40,130
  4. Italo Ferreira - 37,365
  5. Ethan Ewing - 36,740

Veja também

Mais do ge