
Mateus Herdy garante nota 10 no Challengers da WSL, em Saquarema
O catarinense Mateus Herdy garantiu uma nota 10 unânime após manobra perfeita durante a disputa da terceira bateria da terceira fase do Challengers da WSL, em Saquarema, nesta segunda (14). Com um somatório de 17,43 pontos, o surfista avançou para as oitavas de final da competição.
- Eu achei que era uma onda mais ou menos. Não achei que ela ia ser uma onda tão boa. No último segundo antes de eu dar o aéreo, ela fez uma boa rampa pra eu tentar a manobra que eu quis dar. Aí eu arrisquei. Foi irado - disse o surfista em entrevista à WSL.
Mateus Herdy dá aéreo incrível e garante nota 10 na WSL — Foto: Daniel Smorigo/WSL
Outros dois brasileiros que também garantiram a classificação foram Alejo Muniz, com 14,14 na primeira bateria, e Deivid Silva, com 13,17 na quarta bateria. Nas oitavas, Alejo enfrentará o australiano Jackson Baker, enquanto Herdy pega Morgan Cibilic. Já Deivid Silva encara o japonês Keijiro Nishi.
Entenda a competição
A competição, dividida em seis etapas ao longo do ano, classifica os 10 melhores homens do ranking e as cinco melhores mulheres para o Championship Tour 2025, o mundial de surfe da WSL. A etapa de Saquarema é a sexta e última do Challengers Series.
Brasil de olho em recorde
O Brasil já tem ao menos nove surfistas na elite da WSL em 2025, e ainda pode garantir mais, já que Edgard Groggia (6º) e Michael Rodrigues (9º) ainda estão brigando por vaga. Se conseguirem a classificação, o Brasil chega a 11 surfistas entre os 36 da elite mundial, número recorde que só foi alcançado em 2001, 2018, 2019 e 2021.
Veja também