natação
TIMES

Por GloboEsporte.com — Bragança Paulista, SP


O nadador Daniel Dias, maior vencedor na natação masculina em Paralimpíadas (24 medalhas), apoia o adiamento das Olimpíadas e das Paralimpíadas de Tóquio para 2021. Diante da pandemia de coronavírus, ele segue a linha de pensamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que também defendem o adiamento.

Daniel Dias com uma das medalhas de ouro conquistadas nas Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro — Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Em uma rede social, Daniel Dias publicou um texto apontando motivos para adiar os eventos, marcados para serem realizados entre julho e setembro deste ano. Além da questão da saúde e da segurança de todos, o nadador ressalta que a preparação de todos tem sido prejudicada neste período.

- Não devemos pensar como tudo estará daqui quatro meses. Temos que pensar no agora, no hoje! Hoje não dá, hoje devemos ficar em casa, se cuidar, pensar no próximo. Adiar os Jogos sem dúvida nenhuma é a decisão correta. Todos sabem disso - disse em parte do texto.

Em fevereiro deste ano, a etapa da Copa do Mundo de Natação Paralímpica, que seria disputada na Itália, foi cancelada por causa do coronavírus. Daniel Dias era um dos integrantes da delegação brasileira, que nem chegou em Lignano-ITA e já teve que retornar ao Brasil.

Por enquanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo japonês seguem defendendo a realização das Olimpíadas e das Paralímpiadas neste ano. O presidente do COI, Thomas Bach, reforçou em entrevista ao jornal New York Times a intenção de realizar os eventos na data prevista. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou no início desta semana, em entrevista coletiva, que não pensa em adiamento.

Confira abaixo o texto de Daniel Dias:

"Os jogos Olímpicos e Paralímpicos não acontecem sem os atletas.

Também estou na campanha por #Tóquio2021. Estamos todos apreensivos com tudo que está acontecendo, é uma situação inédita e delicada, a saúde e segurança de todos devem ser consideradas como prioridade.

Hoje não conseguimos treinar, nos dedicar neste projeto. Outros até o fazem porém arriscando sua saúde e de outras pessoas, sendo que todos deveriam estar em casa.

Não devemos pensar como tudo estará daqui há 4 meses, temos que pensar no agora, no hoje! Hoje não dá, hoje devemos ficar em casa, se cuidar, pensar no próximo.

Adiar os Jogos sem dúvida nenhuma é a decisão correta. Todos sabem disso.

Os jogos podem esperar, as vidas das pessoas não.

Que a liderança do COI possa rever esta decisão e assim a comunidade esportiva e todos amantes do esporte terão mais segurança e nós atletas poderemos desempenhar o nosso melhor.

Apoio o @ocpboficial e o @timebrasil! Vamos pensar no todo @tokyo2020?!"

Veja também

Mais do ge