Veja os gols de Isidro Pitta no Brasileirão 2024
O Red Bull Bragantino está perto de anunciar a contratação do centroavante paraguaio Isidro Pitta, de 25 anos, do Cuiabá. Conforme apurou o ge, o negócio pode chegar à casa dos R$ 30 milhões, com bonificações previstas em contrato.
Pitta atua no futebol brasileiro desde 2022, quando chegou ao país para defender o Juventude. Em 42 partidas pelo Juve, marcou oito gols e deu três assistências. Nas últimas duas temporadas, vestiu a camisa do Cuaibá. São 108 jogos pelo Dourado, com 33 gols marcados e dez assistências. Em 2024, foram 62 partidas e 21 gols marcados.
O centroavante é formado nas categorias de base do Cerro Porteño, do Paraguai. Como profissional, atuou por seis meses no Alvarenga, de Portugal, e depois retornou ao Paraguai. No país de origem, defendeu o Deportivo Santaní, Sportivo Luqueño e Olímpia. Antes de vir para o Brasil, teve uma passagem de apenas cinco meses pelo Huesca, da Espanha.
Neste ano, o jogador teve convocações para a seleção paraguaia.
Passagem pelo Cuiabá e estilo de jogo
Inicialmente, Pitta chegou ao Cuiabá como um "reserva de luxo" de Deyverson. Rapidamente provou ter qualidade, marcou gols importantes e a titularidade começou a ser requisitada pela torcida. Ele chegou a ser utilizado na ponta, mas, claramente, não é a posição dominante. Apesar disso, seguiu como uma das principais peças no elenco em 2023.
Neste ano, Pitta assumiu o protagonismo no ataque do Cuiabá com o afastamento e, posteriormente, a saída de Deyverson. Viveu o auge na equipe e na carreira, com 21 gols marcados no ano e as convocações à seleção do Paraguai.
Pitta é um centroavante nato: tem potencial físico e poder de finalização. Não se trata de um jogador ágil e com capacidade de grandes jogadas individuais, mas se destacou também por arrancadas em velocidade, sobretudo em lances de contra-ataque. Vale ressaltar que Pitta conseguiu obter bons números individuais em um time de pouca criação ofensiva, o que ajuda a provar a capacidade no comando de ataque.
"El Viking"
Isidro Pitta tem o apelido de "El Viking", pela semelhança aos originários da Escandinávia, que são ilustrados em séries televisivas. Com o cabelo ruivo e a barba grande, também tem a fisionomia comparada ao lutador irlandês Conor McGregor, do UFC.
Nas comemorações dos gols, inclusive, o paraguaio costumava comemorar com semblante sério, em alusão ao lutador McGregor no octógono. Essas comemorações ocorreram, principalmente, nos tempos em que o jogador atuava no Sportivo Luqueño, do Paraguai.
Veja também