TIMES

Por Gustavo Pazzotto* — Sorocaba, SP


São Bento perde para o Noroeste é eliminado da Série A2 do Paulista

São Bento perde para o Noroeste é eliminado da Série A2 do Paulista

O ano de 2024 chega ao fim sem motivos para deixar saudades ao torcedor do São Bento. O Azulão sorocabano teve um calendário curto e sem sucesso neste ano.

Com 11 vitórias, 13 empates e três derrotas, o São Bento ficou devendo à sua torcida um ano próspero e efetivo. Apesar de ter poucas derrotas na temporada e um aproveitamento de 57%, uma delas custou a eliminação na segunda divisão estadual.

O time de Sorocaba até criou expectativas em seu torcedor após iniciar a Série A2 com a melhor campanha da primeira fase do campeonato. Mas o bom rendimento do time não foi duradouro: o Azulão foi eliminado em casa pelo Noroeste nas quartas de final, perdendo por 2 a 1.

São Bento x Noroeste, Série A2 do Paulista — Foto: Neto Bonvino/EC São Bento

Após a frustrante eliminação para o Norusca, a diretoria promoveu uma reformulação antes da estreia na Copa Paulista, rescindindo o contrato da maior parte do elenco e do técnico Roberto Fonseca.

A continuação da temporada ainda despertava esperanças no torcedor. A disputa da Copa Paulista e uma possível final dariam à equipe a chance de disputar uma competição nacional em 2025. E, novamente, o Azulão sorocabano deixou a desejar e caiu para a Portuguesa nas oitavas de final, nos pênaltis, encerrando o seu calendário de 2024.

Portuguesa x São Bento - Melhores Momentos

Portuguesa x São Bento - Melhores Momentos

O Bentão teve dois treinadores na temporada: Roberto Fonseca pela Série A2, com 16 partidas e nove vitórias, e na Copa Paulista Ademir Fesan, que teve apenas dois triunfos em dez jogos.

Vitão e Diego Matias foram os artilheiros da temporada, com cinco gols cada.

Projeto São Bento SAF

Em meio a tantas decepções que o clube vem colecionando nos últimos anos, surge um possível processo de constituição e venda de ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que poderia mudar o patamar da equipe a longo prazo.

Os interessados na aquisição das ações do São Bento são a Flash Forward, que reúne os ex-jogadores Zé Roberto e Fransérgio, e o empresário Tiago Ribeiro (ex-CEO do Estoril). A empresa promete investir R$ 130 milhões pela aquisição de 90% das ações do clube.

O grande objetivo dos interessados em comprar o Bentão é conseguir novamente o acesso à elite estadual, além de alcançar a disputa da Série B até 2030. O valor total não seria pago no ato da compra; a ideia é que a maior parte seja diluída no investimento a longo prazo.

Zé Roberto, ex-jogador — Foto: Reprodução/Facebook

No dia 27 de setembro, o conselho deliberativo aprovou, de forma unânime, a oferta da empresa de Zé Roberto, no valor de R$ 130 milhões. Uma assembleia de sócios seria convocada para concretizar a transição. Desde então, a reunião não foi marcada, e a situação, apesar de bem encaminhada, não teve um novo capítulo.

O retorno de Roberto Fonseca

Apesar da eliminação para o Noroeste na Série A2, o trabalho de Roberto Fonseca na primeira etapa de 2024 deixou boas impressões na diretoria, e o treinador teve seu retorno confirmado para 2025.

Roberto Fonseca retorna ao São Bento para 2025 — Foto: Neto Bonvino/São Bento

O novo elenco do Bentão conta com 21 novos jogadores, entre eles o retorno de alguns atletas que passaram pelo clube, sendo o principal deles o veterano Fábio Bahia. A Série A2 tem início marcado para o dia 15 de janeiro. O São Bento estreia na competição contra o Primavera, fora de casa.

* Gustavo Pazzotto colaborou sob supervisão de Arcílio Neto.

Veja também

Mais do ge