TIMES

Por Bárbara Bruno* — Sorocaba, SP


De volta após cinco meses, o técnico Roberto Fonseca ressaltou que "faltou a cereja do bolo" durante sua passagem no início do ano: o acesso do São Bento à elite do Campeonato Paulista.

No começo do ano, ele comandou o Bentão na Série A2 do Paulista. O time teve a melhor campanha da primeira fase, mas não conseguiu repetir o desempenho positivo e acabou eliminado na fase seguinte, nas quartas, para o Noroeste.

Técnico Roberto Fonseca, do São Bento — Foto: Neto Bonvino/São Bento

Durante sua apresentação, Roberto Fonseca agradeceu a confiança da diretoria.

– Esperamos que possamos ser tão felizes como fomos e principalmente pensando que faltou aquela cereja do bolo que seria e será o acesso, se Deus quiser. Junto com o Bruno Formigoni, que na vez que eu passei aqui ele era um auxiliar da casa e deu continuidade também ao trabalho juntamente conosco. Levamos ele para outros trabalhos, onde nós conseguimos os principais objetivos da equipe e agora o Formigoni passa a ser o auxiliar direto na comissão técnica. Tenho que agradecer a confiança da diretoria também, eu acredito que sem isso eu não estaria aqui. Eu espero contribuir e também retribuir, que essa confiança que seja recíproca.

O comandante também comentou sobre os principais pontos que o fizeram escolher retornar ao Azulão sorocabano.

– (Eu voltei) primeiramente para dar continuidade de um trabalho que é tão difícil para um treinador. Nós temos a confiança, sabemos como a direção age, a seriedade, que eles tratam a equipe do São Bento, e diante disso nós sabemos que teremos essa condição de fazer um trabalho também sério. Eu acredito que cada vez mais essa credibilidade faz com que se estenda a comissão técnica e também aos atletas. Isso acaba facilitando para a formatação de uma equipe.

– E obviamente eu não poderia deixar de dizer que de tudo aquilo que aconteceu, faltou o principal objetivo. E eu espero que realmente dessa vez consigamos fazer o que fizemos, mas com aquela cereja do bolo que seria o acesso. Claro que esse talvez seja um dos grandes objetivos e um dos grandes itens. Mas como eu falei, passa pela seriedade da direção, por aquilo que eu encontrei aqui, a condição que me foi dada e sentimos aquela falta, aquilo que faltou, do algo a mais, do objetivo concluído – disse.

Roberto Fonseca retorna ao São Bento — Foto: Neto Bonvino/São Bento

O técnico também detalhou a pré-temporada e deixou um recado para o torcedor do São Bento.

– O torcedor pode sempre esperar ser bem representado dentro de campo. Ele quer ser bem representado, ele quer aquilo que todos nós queremos, uma equipe que entrega, que trabalha, que busca resultados dentro de campo. E na pré-temporada, nós esperamos aproveitar o máximo possível, porque na Série A1 e A2 do Campeonato Paulista os jogos são muito pertos um do outro. Para isso, você tem que ter uma pré-temporada muito boa, para você não precisar ter isso semanalmente. Semanalmente, você, praticamente, vai estar em competição. Então, a pré-temporada tem que ser com muito objetivo, com a equipe formatada, para que você possa, dentro da competição, praticamente competir e não treinar – explicou.

Por fim, Roberto desenhou o perfil da equipe que espera para o Azulão sorocabano em 2025.

– Nós sempre temos uma linha de raciocínio de que seria, de que será e a possibilidade de ser uma equipe. Claro que você faz uma formatação, ela de repente pode até mudar principalmente com a pré-temporada. Mas é claro que nós esperamos que possa ter o DNA, de ser ofensivo, de buscar, de fazer grandes jogos, porque é o principal conteúdo de uma equipe, que você possa entrar em campo e ter dois objetivos. Primeiro, de ser uma atração bonita e gostosa de ver dentro de campo, juntamente com os objetivos de vitórias, de conquistas e tudo mais – concluiu.

Depois da eliminação na Copa Paulista há menos de um mês, o Bentão se despediu de 2024 e agora tem todas as atenções voltadas para a próxima temporada. A diretoria prevê que as contratações serão anunciadas a partir de dezembro.

* Bárbara Bruno colaborou sob supervisão de Arcílio Neto.

Veja também

Mais do ge