Quase 50 jogadores de três times da Copa SP de Futebol Júnior foram afetados por um surto de diarreia nesta semana. Os atletas são do Ceará, Madureira e Rio Claro, clubes que estão hospedados no mesmo hotel, em São Roque, no interior paulista.
A informação foi publicada pelo Uol e confirmada pelo ge.
O motivo, segundo as delegações dos três clubes, foi o jantar servido pelo hotel aos atletas das equipes que fazem parte do Grupo 22 da competição.
O outro integrante é o Sharjah Brasil, time ligado aos Emirados Árabes, que está hospedado em sua nova sede em Alumínio, que fica a 17 minutos do hotel de São Roque.
Ao todo, 61 pessoas passaram mal, sendo 48 jogadores e 13 integrantes das três comissões técnicas dos clubes.
O time mais afetado foi o Rio Claro, que teve 18 jogadores que passaram mal, sendo 12 hospitalizados. Outros dois integrantes da comissão técnica também foram atingidos.
Quase 50 jogadores de três times da Copinha têm surto de diarreia
Dos 19 jogadores trazidos pelo Madureira, 16 passaram mal e nove foram hospitalizados. Um deles precisou ainda voltar ao hospital nessa quinta-feira. Seis membros da comissão técnica do clube também sentiram os efeitos, mas não precisaram ir ao hospital.
– O jogo está marcado para amanhã (sábado) às 15h15, e honestamente não sei como faremos. Hoje só seis atletas estavam em condições de fazer alguma atividade. Nunca tinha visto aquilo. De madrugada os garotos não conseguiam chegar no banheiro – disse Rafael Rebelo, gerente de futebol de base do Madureira.
Já o Ceará teve 14 jogadores com "quadro severo de intoxicação alimentar", com cinco deles precisando ir a hospitais. Uma solução encontrada por atletas dos times para as refeições seguintes foi a de pedir comida por delivery, em vez de comer no hotel.
O Alpino é um hotel de quatro estrelas construído no final da década de 1980. Está instalado em São Roque, cidade turística com diversas vinícolas e atrações de inverno.
O diretor da sede de Alumínio é o presidente do Sharjah Brasil, Marcelo Neres, que enviou ao ge uma nota oficial (veja na íntegra, no final da matéria) em que informa que a primeira medida adotada foi a "interrupção no consumo de qualquer item alimentício fornecido pelo hotel, assim como o fornecimento de alimentação e água de estabelecimentos externos".
Ou seja, a partir de agora, a alimentação dos clubes ficará sob responsabilidade do Sharjah Brasil.
Na estreia das equipes deste grupo, na quarta-feira, Madureira e Rio Claro venceram Ceará e Sharjah Brasil, respectivamente. Os jogos aconteceram no dia seguinte ao jantar que teria causado os casos de diarreia nos times.
Os efeitos foram sentidos pelos jogadores entre a noite de terça e a quarta-feira. Alguns atletas chegaram a jogar na primeira rodada, após serem medicados.
A segunda rodada será neste sábado, às 13h e às 15h15, com os jogos entre Rio Claro x Ceará, e Sharjah x Madureira.
Em entrevista ao ge, a sócia-diretora do Hotel Alpino, Alexandra Meluzzi Miletic, rebateu as acusações de intoxicação alimentar e disse não haver comprovação de que este seja o quadro dos atletas acometidos pelos sintomas.
Segundo a diretora do hotel, a cidade de São Roque estaria sofrendo com um surto de virose gastrointestinal. Ela diz acreditar que os sintomas sejam provocados pela contaminação da água e afirma que equipes da vigilância sanitária e da vigilância epidemiológica estiveram no local para coletar amostras.
Ainda de acordo com Alexandra, há registros de hóspedes com os sintomas desde o Natal e, a partir de então, a comida servida no hotel foi terceirizada. Ao todo, há 81 pessoas entre atletas, comissões técnicas e delegações das três equipes hospedadas no hotel.
O ge também procurou a Prefeitura de São Roque, que informou que as vigilâncias municipais foram até o hotel e coletaram a água e as fezes dos atletas com sintomas. As amostras foram enviadas para análise.
Após as visitas técnicas, o Hotel Alpino recebeu três autuações pelo descumprimento de normas sanitárias vigentes, dentre elas o não cumprimento de diretrizes envolvendo a manutenção do poço artesiano utilizado pelo empreendimento (para seu abastecimento), bem como os parâmetros relacionados a qualidade da sua água, responsabilidades exclusivas do estabelecimento citado.
Nota oficial da sede de Alumínio:
"A sede de Alumínio da 53ª Copa São Paulo de Futebol Juniores vem a publico esclarecer que foram seguidos todos os procedimentos protocolares na contratação do Hotel Alpino de São Roque, para a hospedagem das delegações visitantes.
Salientamos que o hotel possui infraestrutura adequada aos protocolos da Federação Paulista de Futebol e está em funcionamento há anos na cidade de São Roque, o que nos levou a ter uma deliberação favorável para a contratação.
Além da análise previa da sede, a mesma foi vistoriada e aprovada, dentro dos parâmetros exigidos, pelos organizadores do evento.
Fomos informados nos últimos dias pelo fato de que alguns hóspedes, de delegações diferentes, contraíram infecção alimentar, ocorrência séria e que esta sendo prontamente averiguada pelas autoridades competentes. Repudiamos severamente tal ocorrido, e como anfitriões estamos fazendo todos os esforços cabíveis para solucionar a situação o mais brevemente possível.
De imediato, a medida adotada por esta sede, com apoio expresso de todas as delegaçoes, foi a interrupção de consumo de qualquer item alimentício fornecido pelo hotel, assim como fornecimento de alimentação de estabelecimento externo, de água e auxílio imediato a todos os hóspedes que estejam com sintomas.
Temos total interesse e daremos todo o apoio na investigação e averiguação dos motivos que ocasionaram tal situação, e nos sentimos totalmente lesados pelo fornecedor dos serviços de hotelaria contratado.
As delegações estão solidárias e unidas no mesmo objetivo comum, inclusive com a compreensão de que a organização da sede não evitou esforços no questionamento e cobranças ao hotel contratado e providências imediatas na solução do problema estão sendo feitas".
Nota feita por Marcelo Neres, presidente do Sharjah Brasil e diretor da sede de Alumínio.
Nota oficial do Ceará:
"O Ceará informa que 14 jogadores do time Sub-20, que estão em disputa a 53ª Copa São Paulo, na sede de São Roque/Alumínio, apresentaram, desde a manhã de quarta-feira (04), quadro severo de desarranjo intestinal por intoxicação alimentar.
Destes, cinco precisaram de atendimento hospitalar nessa quinta-feira (05). Cinco membros da comissão técnica também apresentaram os sintomas. Atletas e comissões de Rio Claro e Madureira, duas das três equipes que dividem o Grupo 22 com o Alvinegro, e que estão no mesmo local de hospedagem da delegação alvinegra, também apresentaram quadros semelhantes. Via Federação Cearense de Futebol, foi enviado ofício à Federação Paulista para maior averiguação".
Nota oficial da Federação Paulista de Futebol:
"A Federação Paulista de Futebol informa que iniciou investigação a respeito das causas da indisposição que acometeu atletas de Ceará (CE), Madureira (RJ) e Rio Claro (SP), hospedados na cidade de São Roque, e que disputam a Copa São Paulo de Futebol Jr. pelo Grupo 22, sediado em Alumínio.
As delegações das equipes estão hospedadas em hotel que possui mais de 30 anos de operação e boas avaliações em sites especializados. A FPF reforça que, com o apoio das Prefeituras, busca atender as delegações com as melhores estruturas e condições possíveis em relação a alimentação e hospedagem. Nesta manhã (5) foi realizada uma reunião com os Clubes, o Oficial da Sede e o responsável pela administração do hotel, visando a solução desta situação".
Veja também