TIMES

Por Arcílio Neto — Itu, SP


Ituano vence mas não evita o rebaixamento para a Série C do Brasileiro

Ituano vence mas não evita o rebaixamento para a Série C do Brasileiro

O rebaixamento triplo de times paulistas na Série B de 2024 entrou negativamente para a história dos Campeonatos Brasileiros. É a primeira vez que três clubes do mesmo estado caem juntos, em qualquer uma das três primeiras divisões nacionais, na era dos pontos corridos.

Ituano, Ponte Preta e Guarani foram rebaixados antecipadamente e entram em campo apenas para cumprir tabela na 38ª e última rodada da Segundona.

O pior cenário para um estado, até então, era o de duas quedas simultâneas. São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina foram os recordistas neste quesito.

José Aldo, do Ituano, tenta se equilibrar durante jogo contra o Guarani, na Série B — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Uma das causas desta marca de 2024 é o alto número de paulistas que disputaram esta Série B, um recorde dos últimos 13 anos.

Antes da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, o último rebaixamento triplo de times do mesmo estado foi na Série B 2002, quando XV de Piracicaba, Botafogo-SP e Bragantino foram três dos seis rebaixados à terceira divisão nacional.

Elvis em ação pela Ponte Preta na Série B — Foto: Marcos Ribolli

No outro extremo da tabela, três times de São Paulo ocupam o G-4 e podem subir para a elite, neste ano. O Santos já garantiu o acesso, enquanto Novorizontino e Mirassol chegam dependendo das próprias forças na rodada final. No mínimo dois paulistas subirão.

O cenário de um acesso triplo de São Paulo não seria inédito, já que a Série B de 2008 teve Corinthians, Santo André e Grêmio Barueri subindo juntos.

Veja também

Mais do ge