Estreante na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Ituano deu um belo cartão de visitas na abertura dos playoffs da competição. Jogando neste sábado, em casa, no ginásio Joaquim Dias, o Galo de Itu saiu atrás do Uninassau, mas fez um segundo tempo quase perfeito e venceu por 69 a 59, abrindo 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final.
Com um ótimo jogo coletivo, o Galo de Itu teve quatro jogadoras com mais de 10 pontos: Maíra fez 15 (foi a cestinha da partida), Kelly 13, Milena e Joice 11 pontos cada. Pelo lado das visitantes, a melhor foi Gil, com 14 pontos.
Esta foi a primeira vitória da equipe do interior paulista sobre o Uninassau, que venceu as duas na primeira fase da LBF. O resultado pressiona o time de Pernambuco a vencer em casa a próxima partida da série, que acontece na terça-feira, às 16h, no ginásio do Sesi. Se necessário, um terceiro jogo será disputado também com mando do time do Nordeste.
O jogo
Jogando em casa e empurrado pela torcida, o Ituano começou melhor na partida, mas não conseguiu fugir no placar. As equipes trocaram de liderança algumas vezes, até o Galo fechar a primeira parcial em 18 a 17.
Logo no início da segunda parcial, Casanova começou a aparecer pelo time pernambucano, que rapidamene tomou a liderança. Forçando chutes longos do time da casa, o Uninassau disparou na frente, abrindo dois dígitos de diferença, mas o Ituano ainda conseguiu descontar para 38 a 29.
Na volta para o segundo tempo, só deu Ituano. Com um jogo rápido, envolvente e uma sensível melhora no aproveitamento dos arremessos, o Galo foi recortando a diferença até conseguir a virada, no arremesso de Maíra. No fim, o time da casa terminou com ótimos 61% de aproveitamento nos chutes, o diferencial para esse desequilíbrio no duelo: 51 a 48.
O quarto período não foi diferente. Com mais disposição defensiva e encontrando sempre a chutadora mais livre, o time paulista foi abrindo vantagem e se aproximando da vitória aos poucos, conquistada num placar de 69 a 59.
Blumenau sai na frente
Na outra série dos playoffs que começou neste sábado, Blumenau venceu o Santo André no ABC Paulista, por 83 a 71, e fez 1 a 0 na série. O time catarinense aumenta sua vantagem e agora decide em casa a classificação. Jaqueline, com 27 pontos, foi a cestinha do jogo e destaque do time andreense.
Veja também