Com direito a muita emoção, o Ituano venceu o Sesi Araraquara de virada, por 70 a 69, na noite desta segunda-feira, no ginásio Prudente de Moraes, empatando a série da semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 1 a 1.
Depois de ficar atrás durante o jogo todo, o Galo reagiu e conseguiu tomar a frente nos 30 segundos finais, levando o confronto para o terceiro e decisivo jogo.
Com um duplo-duplo de 27 pontos e 11 rebotes, a ala/pivô Gabi Guimarães foi o principal destaque da vitória rubro-negra e levou o troféu de MVP da partida. Pelo Sesi Araraquara, Manu foi a maior pontuadora, com 17.
O terceiro e decisivo jogo da série será na quarta-feira, às 21h, novamente em Itu. Na outra chave, Sampaio Corrêa e Campinas disputam a outra vaga na decisão. A série também está empatada em 1 a 1.
O jogo
Mais do que disposto a carimbar a vaga na decisão, o Sesi Araraquara começou a partida em uma rotação bem mais elevada, marcando até mesmo antes do meio da quadra e dificultando a vida do Ituano. Acuadas, as donas da casa erraram muito e viram as visitantes abrirem 12 a 2 antes da metade do primeiro quarto.
Antônio Carlos Barbosa parou o jogo, mas não conseguiu estancar a sangria. Com espaço, a equipe de Araraquara prevaleceu no ataque nos arremessos longos de Sossô e na dominância de Letícia no garrafão. Nos minutos finais, porém, o Ituano acelerou o passo no ritmo de Gabi Guimarães e conseguiu cortar a diferença e a parcial terminou em 23 a 17 para o Sesi.
O bom momento das donas da casa se estendeu para o segundo quarto e a equipe rapidamente diminuiu a desvantagem para apenas uma posse. Os erros, porém, persistiram e as araraquarenses conseguiram manter a dianteira. Em mais um arremesso para três errado de Larissa, Manu respondeu na mesma moeda, mas acertou o alvo e restabeleceu nove de frente para o Sesi.
Mas a cestinha da temporada voltou a aparecer para manter o Ituano vivo. Com quase metade dos pontos da equipe até então (17), Gabi Guimarães conduziu a reação rubro-negra e manteve o jogo em aberto. Quem passou a errar muito foi o time de Araraquara, que só pontuou na última bola do quarto e foi para o intervalo vencendo por 39 a 34.
No terceiro quarto, as visitantes voltaram com a mão calibrada e rapidamente colocaram dois dígitos de frente. Com a bola do Ituano insistindo em não cair, o Sesi Araraquara teve tranquilidade para manter a vantagem. Com dois vacilos no fim, porém, o time visitante colocou o Galo na linha de lance livre para reduzir a diferença. Com isso, a partida foi para os dez minutos finais com o Sesi vencendo por 57 a 49.
No quarto final, em apenas três minutos o Ituano cortou a desvantagem para dois pontos. Desta vez foi João Camargo quem pediu tempo e as araraquarenses voltaram a pontuar, impedindo o empate adversário. A quatro minutos para o fim, porém, não teve jeito: Gabi Guimarães matou uma bola de três da zona morta e deixou tudo igual em 64 a 64.
Com o jogo totalmente aberto, os minutos finais foram lá e cá, com a disputa intensa e ataques seguidos de respostas. Em uma assistência espetacular de Joice, Lee Lisboa colocou o Ituano em vantagem pela primeira vez no jogo. E foi na hora certa. Na última posse, o Sesi Araraquara tentou de todas as formas, mas não conseguiu converter a cesta decisiva, vendo o Ituano vencer por 70 a 69.
Veja também