TIMES

Por Redação do ge — Santos, SP


Atacante da seleção brasileira de Goalball, Paulo Saturnino - o Paulinho - vive à expectativa para a estreia do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Campeão mundial em 2022, em Portugal, e ouro nos Jogos Parapan-Americanos no Chile, em 2023, o paratleta natural de São Vicente, no litoral de SP, é um dos destaques da delegação brasileira que embarca nos próximos dias rumo à França.

Paulo Saturnino é um dos destaques da seleção brasileira de Goalball — Foto: Divulgação/CBDV

- Olimpíadas e Paralimpíadas são eventos fora do normal. Trata-se da mais antiga e maior competição esportiva do planeta. Imagina poder dizer lá na frente, quando estiver velhinho, que fui campeão paralímpico. A gente fica marcado para a história - afirma o paratleta de 26 anos.

Diagnóstico, adaptações e nova vida

Paulinho tem distrofia de Stargardt - doença degenerativa da retina -, diagnosticada aos nove anos. Ele conheceu o goalball em 2012, no Lar das Moças Cegas, em Santos, onde também passou a defender a equipe do Santos FC; conheça mais sobre o paratleta no vídeo abaixo.

- Eu sempre fui destemido para jogar, mas quando coloquei o óculos de competição e não enxerguei nada... me perguntei como faria para jogar esse esporte - revela o jogador convocado pela primeira vez para a Seleção em 2016.

Paratleta de São Vicente disputará os Jogos Paralímpicos de 2024

Paratleta de São Vicente disputará os Jogos Paralímpicos de 2024

Além da responsabilidade de voltar da França com a medalha na bagagem, o atacante brasileiro tem um compromisso familiar importantíssimo para cumprir: dar um neto para mãe Alessandra Saturnino.

- Quando a gente faz as coisas de forma planejada não tem como dar errado. Já disse à ela (mãe) que depois de batalhar pelo ouro a gente pensa no netinho - conclui com risos ao lado da esposa Larissa Saturnino.

A delegação brasileira paralímpica embarca no próximo dia 14 rumo à França. A estreia da Seleção de Goalball está marcada para o dia 29 de agosto, contra a França. Estados Unidos e Irã completam o grupo.

Paulinho (1º à direita) junto aos companheiros de Seleção no pódio do Parapan de Santiago, no Chile, em 2023 — Foto: Washington Alves/CPB

Veja também

Mais do ge