TIMES

Por Antonio Marcos — Santos, SP


A skatista Gabi Mazetto, de 26 anos, está de volta às disputas nacionais e internacionais após se recuperar de uma fratura de fíbula na perna direita.

Ausente nas disputas do Stu Open Rio, Pré-Olímpico de Tóquio e STU Recife, a atleta que mora em Praia Grande e representa Santos está confirmada para a disputa do Pré-Olímpico de Dubai, que será disputado entre os dias 3 e 10 de março.

Gabi Mazzeto fala sobre carreira e últimos campeonatos

Gabi Mazzeto fala sobre carreira e últimos campeonatos

Segundo Gabi, a meta é voltar bem para confirmar o passaporte rumo aos Jogos Olímpicos de Paris. Ao lado de Rayssa Leal e Pamela Rosa, Mazetto fecha a lista de brasileiras praticamente confirmadas para o maior evento esportivo do planeta.

– Se começasse amanhã, seríamos as três representantes do Brasil. Mas como temos uma segunda janela pela frente - duas etapas no segundo semestre -, a pontuação zera para as 44 melhores do Mundo, sendo as 22 melhores classificadas - três vagas garantidas por País - confirmadas diretamente – explica a atleta ao ge.

Gabi Mazetto sonha disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024 — Foto: Antonio Marcos

Mazetto precisou deixar a disputa por vaga nos Jogos de Tóquio 2020/21 por conta da gravidez. De acordo com a skatista, Paris será a Olimpíada da sua vida.

– Sempre foi meu sonho ir para uma Olimpíada. Desde quando o skate virou modalidade olímpica, eu sempre acreditei que seria possível. Na primeira eu não pude ir, mas ganhei minha medalha [a filha]. Agora estou na minha melhor fase da carreira e vou fazer de tudo para estar lá – avisa.

Em 2023, Gabi disputou 10 competições até sofrer uma lesão no tendão do pé direito. Entre todas as vitórias, a mais marcante foi a do STU de Porto Alegre, quando superou a Rayssa Leal com o braço deslocado.

Gabi Mazetto fala sobre amizade com Rayssa Leal e demais atletas — Foto: Julio Detefon/CBSK

– No sábado - véspera da final -, durante o treino de 10 minutos para a semifinal, cai durante a última manobra da minha linha e desloquei o braço. Eu mesma coloquei no lugar e decidi que andaria mesmo assim. No domingo estava com medo, mas resolvi competir para ver o que dá. Acertei a linha toda na segunda volta e aumentei o número na terceira volta. Aguardei as demais competidoras e venci a etapa – revela Gabi, que também confirmou o bom relacionamento entre as atletas.

Segunda no ranking nacional e terceira classificada na corrida por vaga olímpica, Gabi explica como consegue dividir o tempo com a família, treinos, viagens e competições.

Gabi Mazetto está entre as melhores do Mundo — Foto: Julio Detefon / CBSK

– Graças a Deus eu tenho meus pais que ajudam bastante com a minha filha. A Liz fica bem com eles e eu tento dividir meu dia com ela e minha profissão. As vezes levo ela [filha] para as competições para ela participar e ver que não é uma brincadeira, é a minha vida!

Durante a entrevista para o Tribuna Esporte - programa da TV Tribuna, afiliada da TV globo em Santos -, Gabi comentou ainda sobre o crescimento do skate no Brasil e os próximos desafios na carreira; confira a íntegra da entrevista no vídeo mais acima.

Veja também

Mais do ge