Um jovem atleta do SESI conseguiu nadar 200 metros peito em 2 min26s16 durante uma competição regional realizada em Santo André, no ABC Paulista, no final de abril.
Essa marca levou Pedro Diogo Moço Torres Barreto, de 15 anos, ao primeiro lugar no ranking brasileiro de natação na categoria juvenil 1.
- O ranking é montado a partir de todos os regionais do País inteiro e é atualizado diariamente. Se uma pessoa nadar no Nordeste e outra no Sul, eles vão fazer essa comparação dos tempos. Os melhores entram no ranking - explica.
O nadador mora e estuda em Cubatão, mas viaja todos os dias para treinar no período da tarde em São Bernardo. O clube exige muita dedicação dos atletas federados.
- O Sesi faz uma seleção dos melhores e até a questão de índice para participar dos campeonatos é mais forte. Por exemplo, se o índice é 1 minuto, o Sesi exige 58 segundos.
Pedro conta com o apoio da mãe Simone Diogo Moço Torres, que é profissional de educação física e deu aulas de natação por mais de dez anos, e do pai, Luciano Torres Barreto, que já atuou como guarda vidas e sabe da importância de uma criança aprender a nadar desde cedo.
Antes de alcançar as melhores marcas, Pedro Diogo precisou passar por uma cirurgia de hérnia e ficou quatro meses longe das piscinas. Quando voltou a competir no meio do ano passado, foi terceiro colocado no campeonato Paulista e no Brasileiro da categoria e campeão nacional no revezamento.
- Sempre treinei muito forte, mas isso me marcou bastante.
O jovem nadador cubatense também ocupa o segundo lugar na lista dos melhores no 100m peito juvenil 1 e está se preparando para o torneio estadual de 7 a 9 de junho, em Bauru, no interior de São Paulo, e o nacional de 25 a 29 de junho, em Recife, capital de Pernambuco.
- O que eu me sinto vivo é a adrenalina de competição. E isso é incrível. Batalhar todo dia para chegar e ser o melhor.
Veja também