TIMES

Por Ana Canhedo e Yago Rudá — Santos, SP


Santos não tem mais interesse em Luis Castro

Santos não tem mais interesse em Luis Castro

A caminhada do Santos na busca por um novo treinador tem sido longa e mudou de rumo nos últimos dias, passando do português Luís Castro para o argentino Gustavo Quinteros. Mas, afinal, o que leva o Peixe a apostar na contratação de um treinador sem experiência no Brasil?

O ge destrincha alguns dos motivos que levaram o clube a torná-lo o plano A.

Neste momento, ainda não houve troca de assinaturas e, primeiro, o comandante terá de cumprir dois jogos no Vélez, que valem o título da Copa Argentina e do Campeonato Argentino, para só então decidir o futuro. Seu atual clube, inclusive, não desistiu de renovar o vínculo, que se encerra no dia 31.

Gustavo Quinteros já foi técnico da seleção do Equador — Foto: EFE

Veja alguns dos motivos:

  • Pesa a favor de Quinteros a experiência na América Latina, com vasto conhecimento de atletas nesse cenário, justamente onde o Santos entende que pode ter sucesso no mercado;
  • Carreira vitoriosa no Equador e no Chile, com títulos nacionais, feito que pode se repetir, também, na Argentina com o Vélez;
  • Cuidado na gerência da base, com boa utilização do plantel;
  • Mudança de perfil tático do Vélez e sucesso nas ligas argentinas na última temporada com um plantel sem grandes estrelas.

Todos esses motivos levaram o Santos a ouvir a opção apresentada pelo scout do clube e dar a Quinteros a possibilidade de treinar o time no próximo ano. Porém, ainda não houve o aceite, ao menos no papel, do comandante, embora as conversas sejam positivas.

O motivo determinante, porém, foi o afastamento de Luís Castro. Tido como o preferido da gerência santistas nas últimas semanas, Castro sempre deixou claro que só daria uma resposta em meados de dezembro e não avançou nas negociações depois que seu agente visitou a Vila Belmiro.

O nome de Renato Gaúcho chegou a ser ventilado e ele seria a primeira opção no caso de uma aposta em um treinador brasileiro, mas pesou nos bastidores o desejo de ser mais "criativo" na escolha, abrindo as portas para a vinda de um estrangeiro.

Nesse cenário, o Santos se viu obrigado a achar outra opção, e Quinteros apareceu com bastante força. Resta ao clube, agora, esperar pelo fim dos compromissos do argentino com o Vélez, no dia 15, para, enfim, fechar de vez a contratação.

Veja também

Mais do ge