O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Prefeitura de Ribeirão Preto assinaram nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, um termo de cooperação para a realização dos Jogos da Juventude 2023.
A assinatura ocorre sete meses depois de a cidade do interior de São Paulo ser escolhida pela entidade para a competição, que deve reunir mais de 4,5 mil atletas de até 17 anos de escolas públicas e particulares de todo o país.
A previsão é de que, com os Jogos, a cidade receba um aporte de R$ 9 milhões para refeições, diárias de hotel e gastos com veículos.
- Estamos tendo o cuidado de avançar nas possibilidades das futuras sedes, o que nos dá a segurança de que a coisa será bem feita por conta do planejamento. Não só para nós, mas para quem está promovendo também - afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
O município, por sua vez, se compromete a disponibilizar estrutura e fazer investimentos que atendam às necessidades do evento. Nesse sentido, além de centros esportivos municipais, como a Cava do Bosque, a Prefeitura menciona parcerias com entidades privadas e esportivas, clubes, escolas e universidades.
Ribeirão Preto também assinou, no Rio, um termo de cooperação com Aracaju, no Sergipe, sede dos Jogos de 2022, e que acontecem daqui a menos de 50 dias. O objetivo é ampliar a troca de informações e experiências na organização das atividades.
Na assinatura do termo, o prefeito Duarte Nogueira prometeu deixar Ribeirão Preto bonita e organizada.
- Vamos procurar fazer de tudo o que for necessário para que Ribeirão Preto realize a melhor edição dos Jogos da Juventude de todas - afirmou.
Jogos da Juventude
Realizados pelo COB desde 2000, os Jogos da Juventude reúnem atletas de 16 modalidades. São elas:
- atletismo
- badminton
- basquete
- ciclismo
- futsal
- ginástica rítmica
- ginástica artística feminina
- ginástica artística masculina
- handebol
- judô
- natação
- taekwondo
- tênis de mesa
- voleibol
- vôlei de praia
- wrestling
Veja também