TIMES

Por Redação do ge — Córdoba, Argentina


O Franca Basquete conquistou a segunda vitória consecutiva na Champions League das Américas (BCLA) 2024/25. Os brasileiros bateram o Leones de Quilpué-CHI por 88 a 64 na noite deste domingo, em Córdoba, na Argentina, sede da primeira janela do Grupo D. O cestinha da partida foi o ala do Franca, Charles Hinkle, que anotou 21 pontos.

A equipe comandada por Helinho lidera o grupo com duas vitórias em dois jogos. Instituto de Córdoba e Leones se enfrenta nesta segunda-feira para definirem o segundo colocado ao término da primeira rodada de jogos da competição continental.

Lance de Franca x Leones de Quilpué-CHI pela Champions League das Américas — Foto: FIBA

Os outros brasileiros na competição são Minas, que venceu o Biguá-URU e o Quimsa-ARG nesta primeira janela, na Argentina, e o Flamengo, que bateu o Boca Juniors-ARG na noite deste domingo, no Rio de Janeiro, e volta a jogar na terça-feira, quando enfrenta o Toros de Chiriqui-PAN.

Na próxima janela, Franca vai ao Chile, em janeiro. No dia 10, enfrenta o Instituto e, no dia 11, pega o Leones. O time volta à quadra neste sábado, no Rio de Janeiro, para pegar o Vasco, às 17h, mas dessa vez pelo NBB.

Lance de Franca x Leones de Quilpué-CHI pela Champions League das Américas — Foto: FIBA

O jogo

O trio Didi, Georginho e Charles Hinkle conduziu Franca no início da partida, apesar dos erros ofensivos e até mesmo de passes, que também atrapalharam o time chileno. Certeiros nas bolas de três e no garrafão, os jogadores foram os principais nomes do primeiro quarto, que teve domínio francano durante boa parte. Somente por um minuto e meio que o time brasileiro ficou atrás do placar, cuja parcial foi fechada em 23 a 18 ao término dos primeiros dez minutos de partida.

Mesmo com erros que pareciam ser por desatenção, o Franca seguiu melhor que o Leones no segundo período, que teve parcial baixa para ambos os times. Mais uma vez Georginho e Hinkle seguiram dominantes para o Franca, que também contou com boas aparições de David Jackson e Corvalán, além de Nathan Mariano com uma enterrada nos segundos finais, para ir ao vestiário com oito de vantagem: 39 a 31.

Lance de Franca x Leones de Quilpué-CHI pela Champions League das Américas — Foto: FIBA

No terceiro quarto foi a vez de Corvalán aparecer para fazer a diferença para Franca, com bons arremessos de fora da área e ataques no garrafão. No entanto, a defesa seguiu com os mesmos problemas, dando espaços e cometendo faltas já nos minutos finais. Os chilenos não souberam aproveitar as oportunidades que tiveram e, como também apresentaram falhas defensivas, viram os francanos ampliarem o marcador para 65 a 49.

Com 16 pontos de vantagem, o técnico Helinho Garcia optou por rodar bem o time a partir do final do terceiro período. A qualidade e a intensidade não caíram, fazendo com que o time abrisse 21 de diferença no placar, restando pouco mais de sete minutos para o fim do jogo, e abrisse 24 de vantagem a quatro minutos do fim. A partir daí, os brasileiros apenas controlaram o jogo e o resultado, que ficou em 88 a 64 no final.

Banco do Franca comemora pontos contra Leones de Quilpué-CHI na Champions League das Américas — Foto: FIBA

Parciais

  • 1º quarto: Franca 23 x 18 Leones
  • 2º quarto: Franca 16 x 13 Leones
  • 3º quarto: Franca 26 x 18 Leones
  • 4º quarto: Franca 23 x 15 Leones

Veja também

Mais do ge