TIMES

Por Redação do ge — Córdoba, Argentina


O Franca Basquete sofreu no início e no fim, mas estreou com vitória na sexta edição da Champions League das Américas de Basquete (BCLA). Jogando no ginásio Angel Sandrin, em Córdoba, na Argentina, os brasileiros venceram o Instituto de Córdoba por 81 a 76 na noite deste sábado comandados por Didi Louzada.

Didi Louzada em Instituto de Córdoba x Franca na Champions League das Américas 2024/2025 — Foto: FIBA

O ala-armador formado em Franca, e que retornou ao clube neste ano, anotou 24 pontos, sendo o cestinha da partida. No terceiro quarto, ele foi o principal nome da reação francana, já que o time havia saído em desvantagem nos dois períodos anteriores. Pelo lado do Instituto, o maior pontuador foi o armador Nicolas Copello, com 17 pontos.

A vitória coloca o Franca na liderança do Grupo D da BCLA 2024/2025, mas os chilenos do Leones de Quilpué ainda não entraram em quadra. A estreia deles é justamente contra o time brasileiro, neste domingo, às 22h10, novamente na Argentina. Já o Instituto enfrenta o Leones na segunda-feira, no mesmo horário, encerrando a primeira janela da competição continental.

Os outros brasileiros na competição são Minas e Flamengo. Na noite de sexta-feira, os mineiros venceram o Biguá-URU por 73 a 60 em Santiago del Estero, na Argentina e, neste sábado, bateram o Quimsa-ARG por 84 a 73. Já o Rubro-Negro estreia na Tijuca neste domingo, às 19h40, contra o Boca Juniors-ARG.

O jogo

Apesar do equilíbrio nos primeiros minutos, o Instituto, aproveitando o fator casa e erros de passes e de ataque do Franca, que apostou em jogadas do perímetro, abriu 10 pontos de vantagem a dois minutos do fim. O técnico Helinho Garcia pediu tempo e, na volta, com duas bolas de três de Charles Hinkle e uma bandeja de Nathan Mariano, a diferença caiu para três.

Lance de Instituto de Córdoba x Franca na Champions League das Américas 2024/2025 — Foto: FIBA

No segundo período, o equilíbrio que se viu no início da partida e na reta final do primeiro quarto persistiu, com forte defesa das duas equipes, deixando a quarto com jejum de três minutos sem pontos, quebrado por Didi Louzada aos cinco minutos, empatando o jogo em dois lances livres. No entanto, com dois minutos de “apagão” da defesa, os brasileiros levaram cinco pontos e Helinho parou o jogo. Os argentinos se mantiveram ligados defensivamente e conseguiram anular as tentativas de reação francana, fechando o primeiro tempo em 41 a 35.

O terceiro quarto foi o melhor momento do Franca na partida, já que conseguiu se aproveitar dos erros dos argentinos e ser ofensivamente certeiro, sobretudo com as bolas de três em sequência de Didi Louzada, abrindo quatro pontos na liderança após quatro minutos jogados, e ampliando para oito nos minutos seguintes. A partir disso, houve trocas de cestas entre os times e Didi chegou a colocar Franca dez pontos à frente, mas ao término do período a vantagem brasileira voltou a ser de oito: 64 a 56.

Lance de Instituto de Córdoba x Franca na Champions League das Américas 2024/2025 — Foto: FIBA

No último quarto, Franca controlou o relógio e o placar, desta vez com o argentino Facundo Corvalán quente dentro e fora do garrafão. O Instituto buscou reagir melhorando defensivamente e sendo mais agressivo no ataque. O time chegou a ficar quatro pontos atrás, restando três minutos para o fim e, aproveitando falhas francanas, ficou com um ponto de desvantagem a dez segundos do final. Mas a reação não impediu que o time brasileiro consolidasse a vitória por 81 a 76 na estreia da BCLA 2024/2025.

Parciais

  • 1º quarto: Instituto 21 x 18 Franca
  • 2º quarto: Instituto 20 x 17 Franca
  • 3º quarto: Instituto 15 x 29 Franca
  • 4º quarto: Instituto 20 x 17 Franca

Veja também

Mais do ge