Vôlei masculino de Presidente Prudente se prepara para os Jogos Abertos do Interior
A contagem regressiva começou, mesmo em meio à rotina intensificada de treinos. O vôlei masculino de Presidente Prudente está com praticamente tudo pronto para fechar a temporada em um desafio de peso: os Jogos Abertos do Interior, a tradicional "Olimpíada Caipira".
No domingo (8), terá início a edição de número 86 do principal evento do esporte amador de São Paulo. Novamente, o palco será São José do Rio Preto. A princípio, o vôlei prudentino jogaria em casa, em setembro, mas, por questões estruturais e de datas, o acordo regrediu. A edição 2024 dos JAI adotou o "plano B" e se mudou para a sede do ano passado.
Todo esse contexto mexeu com o planejamento das equipes. Não foi diferente para a equipe treinada por Fernando Fabin. As mudanças interferiram na conquista das vagas diretas, caso Prudente seguisse na condição de sede.
Como isso não se concretizou, apenas os campeões e vices de algumas modalidades, como as coletivas, e atletas donos de índices em algumas provas individuais garantiram classificação. Além disso, pesou a parte logística individual, já que o fato dos Jogos serem em casa facilitaria para atletas presos a compromissos profissionais e aos estudos.
– Sendo em Prudente, nossas equipes estariam classificadas. Como mudou para Rio Preto, a gente teve que ganhar essa vaga nos Jogos Regionais. Essa mudança de local, de data, atrapalhou bastante a montagem da equipe, porque muitos meninos têm que fazer vestibular. Outros têm que trabalhar. Outros vão estar de férias, planejaram viagem. Atrapalhou bastante a montagem da equipe – disse Fabin.
Ainda assim, com os "pés no chão", o time mantém o clima de confiança no pódio em São José do Rio Preto. Na primeira fase, pela categoria livre, Prudente estará no grupo o qual integram Araraquara e Indaiatuba.
– Para nós, é muito importante, para dar bagagem aos meninos, conquistar uma medalha em nível estadual. É gratificante estar lá, entre os melhores, representando Prudente e buscando sempre a melhor colocação – comentou ainda o treinador.
Saiba mais sobre os Abertos
Conforme o boletim oficial das disputas, são esperados mais de 6 mil atletas de aproximadamente 130 cidades, distribuídos em 27 modalidades. As competições estão previstas para terminar no dia 20 de dezembro.
*Colaborou sob a supervisão de Paulo Taroco
Veja também