vôlei
TIMES

Por Beatriz Zoccoler — Presidente Prudente, SP


Rufem os tambores! Está começando uma das maiores competições de base do vôlei no país: a Taça Paraná. A partir desta sexta-feira (27), a cidade de São José dos Pinhais, no Paraná, sedia a 22ª edição. Talentos como Darlan e Rosamaria já passaram pela disputa e, nesse ano, Presidente Prudente terá três atletas vivenciando essa experiência.

Um dos nomes é a central Eduarda Azevedo Fernandes, de 15 anos. Motivada a jogar vôlei pelas Olimpíadas de 2020, a jovem veste a camisa da VSMAE, equipe de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e sabe que é uma grande oportunidade para a carreira que está tentando trilhar.

– É uma mistura de sentimentos, como alegria, ânimo, ansiedade, mas também a apreensão, o medo de pensar que pode ser a única oportunidade da vida aqui. Mas, é sempre importante pensar em fazer o melhor dentro e fora de quadra, levar isso para a vida, e quem sabe daqui sair muito maior do que eu entrei.

Além do time de Duda, a Taça Paraná conta com outros 225, conforme divulgação do perfil oficial da competição. São 3.000 atletas, 200 técnicos, 70 dirigentes, 90 instituições, 20 quadras, 11 locais de jogos, 90 árbitros e 200 pessoas envolvidas na organização durante os seis dias. Confira a programação abaixo.

São quatro categorias: sub-14 (feminino e masculino), sub-16 (feminino e masculino), sub-18 (feminino e masculino) e sub-21 (masculino).

João Marcelo Nicoluci, também do vôlei Prudente e presente no evento paranaense — Foto: Cedida/Fernando Rabin

Junto da central, também são nomes do Oeste Paulista o ponta e oposto João Marcelo Pereira Nicoluci, de 17 anos, que vai representar uma equipe de Maringá, e a levantadora Rafaela Girotto, também de 17 anos, . Duda ainda pontuou a importância da Taça como instrumento de revelação de atletas.

– Aqui são revelados os grandes atletas brasileiros. É um passo importante para todos, só nós sabemos o que passamos para chegar até aqui. Daqui saem atletas de seleção, de campeonato brasileiro, e isso é incrível, é uma oportunidade e tanto.

Tradicional disputa chega à 22ª edição — Foto: Taça Paraná/Divulgação

Programação

  • 27/10 – Credenciamento, congresso técnico e abertura oficial às 20h30
  • 28/10 – Início dos jogos da primeira fase
  • 29/10 – Início dos jogos da segunda fase
  • 30/10 – Fim dos jogos da segunda fase
  • 31/10 – Semifinais e finais Série Bronze
  • 01/11 – Finais Séries Ouro e Prata

Taça Paraná terá mais uma vez a participação de clubes tradicionais, além dos atletas da região de Prudente — Foto: Taça Paraná/Divulgação

Nesta sexta-feira, cerimônia de abertura proporcionou apresentações de outras modalidades, como ginástica e breaking — Foto: Taça Paraná/Divulgação

Veja também

Mais do ge