A velocista Jerusa Geber dos Santos conquistou mais um ouro no Parapan de Santiago, no Chile, e foi bicampeã nos 100m da categoria T11 (deficiência plena da visão). Nesta quinta-feira (23), repetiu o feito alcançado nos 200m, na terça-feira (21).
A vitória veio com o tempo de 12s06. Na semifinal, Jerusa havia estabelecido recorde na competição (11s84). A prata ficou com a colombiana Lizeth Pabon (12s40). O bronze foi conquistado pela venezuelana Patricia Perez, que correu 12s44, sete centésimos à frente da conterrânea Sol Rojas.
Ainda durante a preparação, Luiz Henrique Barbosa da Silva, marido da paratleta e treinador, comentou a importância de manter a boa fase intensificada neste ano, ao lado do atleta-guia Gabriel Garcia (relembre). Nas Paralimpíadas de Paris, a recordista mundial (11s83) estará com 42 anos.
Vale lembrar ainda que a preparação do "Time da Jerusa" é feita em Presidente Prudente, no Oeste Paulista. Há cerca de 10 anos, o atletismo da cidade encara longa espera pela reforma da pista oficial. A expectativa é de que a saga termine no começo de 2024 (saiba mais). Neste período, para os atletas que insistiram em ficar, os improvisos têm prevalecido.
Veja também