TIMES

Por Redação do ge — São Paulo, SP


O Congresso Técnico entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes interessados em participar do Campeonato Paulista da Segunda Divisão – quarto patamar estadual – foi realizado nesta quinta-feira (17), de forma virtual. Nele, novas diretrizes foram traçadas, e o formato de disputa da competição deste ano definido.

A Segundona de 2021 terá início com a fase grupos tendo 30 times. Ao todo, serão cinco chaves com seis clubes cada uma. As datas de início e término continuam sendo 22 de agosto para o pontapé inicial e 31 de outubro para o encerramento, como divulgado anteriormente.

No ano passado, São José e Bandeirante de Birigui foram os finalistas e donos das duas vagas de acesso à A3; neste ano, 30 clubes iniciam a disputa — Foto: Danilo Sardinha/ge

O chaveamento ainda não foi disponibilizado, assim como a relação oficial com o nome dos participantes. Isso principalmente porque a confirmação dos clubes foi feita até a noite desta quarta-feira (16). Porém, segundo a tabela prévia, serão 10 rodadas na fase inicial, com jogos de ida e volta entre as equipes do mesmo grupo.

Após isso, com a classificação dos três melhores de cada chave e o melhor quarto colocado, começará o "mata-mata". Assim, terá início a fase oitavas de final, com os 16 melhores da competição. O primeiro melhor colocado terá como adversário o 16° e assim consecutivamente.

Todos os jogos, até às semifinais do campeonato, serão realizados com datas no meio e aos finais de semana. A partir da semifinal, os jogos serão apenas aos finais de semana. Por votação, foi decidido que não haverá decisão por pênaltis. Em caso de empate, as vagas serão decididas por critérios relacionados à melhor campanha.

Pandemia

Ainda conforme a assessoria do Grêmio Prudente, um dos times participantes, foi avisado aos representantes das equipes que serão disponibilizadas cartilhas a respeito dos cuidados referentes à Covid-19.

A princípio, foi definido ainda que serão feitos testes de antígeno (teste rápido) 24 horas antes de cada partida. Isso, independentemente se o profissional estiver vacinado ou não. Até o momento, está previsto que a Segundona irá ser realizada sem torcida. Por conta do avanço nas vacinações, ainda há a expectativa de que uma parte do público possa ser liberado.

Veja também

Mais do ge