TIMES

Por Redação do ge — Suzano, SP


União Suzano busca inédita classificação à segunda fase na Copinha 2025

União Suzano busca inédita classificação à segunda fase na Copinha 2025

A menos de um mês para a estreia na Copinha de 2025, o clima nos treinamentos do União Suzano é de pura descontração, mas sem deixar de lado o foco. Com um grupo novo, o time, que no dia 4 de janeiro enfrenta o Bragantino na abertura do grupo 24, vai em busca da inédita classificação à segunda fase da competição.

Na última edição, o desempenho do Javali das Palmeiras não foi bom. O time sediou o grupo 27, com Portuguesa, Madureira e Goiás, e terminou em último na chave, com três derrotas em três jogos. Avançar de fase, para o técnico Josué Gama, não será uma tarefa fácil.

— Nunca ocorreu isso aqui no clube da cidade (a classificação). Muita expectativa. Apesar de cair num grupo muito difícil, a gente entende que hoje o futebol igualou bastante. Ganha mais aquele que errar menos, que estiver mais pronto mental, fisicamente. E essa equipe aqui está treinando forte, tão acreditando. Sem folga, de segunda a sábado. E estamos com o pensamento muito positivo, que vai dar certo — afirma o técnico Josué Gama.

Técnico Josué Gama vai comandar o União Suzano na Copinha — Foto: Reprodução/TV Diário

Na reta final de preparação do União Suzano para o maior torneio do futebol de base do Brasil, a ansiedade é um dos maiores desafios. Parte do grupo de 29 atletas é de jovens que vão fazer a estreia na Copinha, como o meia Luan Japa, recém chegado ao clube, que já sabe como pode contribuir com o time.

— Fazendo gol e ajudando a equipe, tanto na marcação quanto no ataque — afirma o meia.

No entanto, o elenco também conta com jogadores que já integravam o time em 2024, como o lateral direito Guilherme. Ele acredita que o acolhimento é fundamental para o desempenho do time em campo.

— Quem tava aqui, é bom abraçar quem veio de fora, pra pessoa se sentir bem-vinda, à vontade, pra que venha fluir um trabalho tranquilo e num ambiente saudável. Rapaziada boa, todo mundo se ajudando, sabe? Um grupo que está bastante unido, todo mundo no mesmo foco, mesmo pensamento. E a motivação é a mesma pra todo mundo — comenta Guilherme.

União Suzano chega confiante na briga por classificação inédita na Copinha — Foto: Reprodução/TV Diário

Para o técnico Gama, apesar do pouco tempo de preparação para a disputa do torneio, a mescla de "veteranos" e "novatos" pode contribuir para o União Suzano fazer história em 2025.

— Pouco tempo para trabalhar. A gente não teve uma preparação como outros clubes, que jogou Paulista, jogou Paulista Cup. A gente pegou o time após essa competição, criamos um corpo novo aqui. Vamos ter uns 45 dias até a Copinha. Já tinha uma estrutura de atletas aqui, na qual ajudou a gente bastante nessa montagem da equipe. E a gente entende que vai fazer uma boa competição — avalia Gama.

O Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, será uma das sedes da Copinha em 2025, que conta com 128 times divididos em 32 grupos com quatro equipes cada. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. Suzano vai receber o grupo 24, que, além do time da casa, é composto por Avaí, Bragantino, e União Araguainense, do Tocantins. A final será dia 25 de janeiro, no aniversário da capital paulista.

Veja também

Mais do ge