vôlei
TIMES

Por Gustavo Seneme* — Campinas, SP


Ídolo no vôlei, Bruninho já se destacou em outro esporte

Ídolo no vôlei, Bruninho já se destacou em outro esporte

A rede que divide a quadra é um cenário que Bruninho está mais que acostumado. Mas se engana quem pensa que essa familiaridade é só por conta do vôlei, esporte que faz parte de seu DNA desde o nascimento.

Em uma viagem no tempo, o levantador multicampeão visitou o passado ao chegar nas quadras do Clube Fonte São Paulo, em Campinas, onde iniciou seu processo de formação no esporte quando ainda adolescente.

Mas no mesmo lugar que aperfeiçoava o passe no meio de rede ou aprendia a colocar efeito nos saques em seus primeiros passos como levantador, Bruninho se destacava em outro esporte: o badminton.

Bruninho voltando ao Clube Fonte São Paulo após mais de 20 anos — Foto: Alex Cardim/EPTV Campinas

- O Fonte São Paulo é um dos mais tradicionais no badminton em todo o Brasil. Na época, não tinha minha categoria dentro do vôlei, então comecei a praticar esse outro esporte e acabei gostando.

Em 1998, quando tinha apenas 12 anos, foi o primeiro campeão Pan-Americano Juvenil de Badminton, disputado em Guadalajara, no México.

Equipe de Badminton do Clube Fonte São Paulo, com Bruninho — Foto: Arquivo pessoal

- O Bruninho jogou até 1999 e 2000. Foram momentos legais porque a Vera Mossa e o Bernardinho também acompanhavam os jogos Ele não era chamado de Bruninho. A gente chamava ele de Mossinha em homenagem ao avô, Mossão, pai da Vera Mossa - lembra Lucas Araújo, ex-companheiro de equipe no badminton.

Delegação de badminton com Bruninho — Foto: Arquivo pessoal/Lucas Araújo

- Foram duas medalhas conquistadas em Guadalajara. O Bruninho disputou o primeiro nível de categoria e fez dupla mista com uma peruana, conquistando o primeiro título de base do Brasil no badminton.Depois do Pan-Americano ele passou a se dedicar exclusivamente ao voleibol.

Delegação de badminton com Bruninho — Foto: Arquivo pessoal/Lucas Araújo

Talento nas duas modalidades, Bruninho precisou escolher um caminho que todos já conhecem muito bem.

Incentivado pelo pai Bernardinho e pela mãe Vera Mossa, o camisa 1 se despediu do Fonte São Paulo para iniciar uma série de conquistas em sua carreira no vôlei. Foi campeão nacional aos 19 anos, em 2004, conquistou sete títulos de Superliga, virou ícone na Itália e ainda soma três medalhas olímpicas.

José Antonio Strumendo Barbosa, treinador de Bruninho em Campinas, se emocionou ao lembrar dos primeiros passos do "capita".

José Antonio Strumendo Barbosa, foi treinador de Bruninho e de sua mãe na época do Clube Fonte São Paulo. — Foto: Alex Cardim/EPTV Campinas

- Conheço ele antes de nascer. Existe um ditado que diz "o bom filho a casa torna", acho que essa é a verdade da vida. Ele tinha que voltar para onde tudo começou e retribuir a felicidade que ele nos proporcionou. Você não imagina o quanto a criançada ficou feliz, e nós também pois, querendo ou não, é uma celebridade campeão olímpico que veio nos visitar.

Consagrado em seus 20 anos de carreira, Bruninho decidiu retornar para onde se desenvolveu no esporte. Em sua primeira competição pelo Campinas, foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista - troféu inédito em sua galeria de 48 títulos da carreira - e agora tem a missão de conduzir o projeto em busca de mais uma final de Superliga Masculina.

* Colaborou Gustavo Seneme, estagiário, sob a supervisão de Júlio Nascimento

Veja também

Mais do ge