O Rio Branco vai definir vaga na Série A3 do Paulista neste domingo, às 10h, diante do XV de Jaú, fora de casa. O Tigre empatou o primeiro jogo em 1 a 1 e conta com o artilheiro da A4 como trunfo para buscar o acesso.
O que chama atenção é que o jogador com mais gols na competição não joga no ataque ou no meio-campo. O zagueiro Gustavo Brandão vive fase atípica na carreira e está empatado com Lucas Duarte, atacante do Taquaritinga, como goleador do torneio.
O jogador de 23 anos tem oito gols em 18 jogos na competição.
Cobrador de pênaltis oficial do Tigre, foi dele o gol de alívio no jogo de ida. O Tigre perdia por 1 a 0 até os 50 minutos do segundo tempo, mas marcou com Gustavo Brandão e agora joga pela vitória por qualquer diferença para subir de divisão - o XV de Jaú joga pelo empate por ter melhor campanha.
- Minha especialidade é a cobrança de pênaltis. Fiz dois gols de bola aérea e alguns de finalizações, mas a penalidade é minha especialidade. É um momento de concentração, respiração e tranquilidade, onde foco no gol e bato firme. Sempre procuro acertar no canto alto e colocar a bola dentro da rede.
Dos oito gols marcados na temporada, três foram de pênalti. Com 100% de aproveitamento nas cobranças, Gustavo revela inspiração em Sérgio Ramos para aprimorar a qualidade no fundamento.
- Eu sempre treinei pênalti e gosto muito de bater. Também bato falta, mas gosto de pênalti por causa do Sérgio Ramos. Me inspiro nele. Quando comecei a ver vídeos dele, vi que ele batia pênalti e comecei a treinar e colocar isso como mais uma qualidade no meu estilo de jogo. É um diferencial. É muito bom para carreira um zagueiro que bate pênalti e faz gols.
Atualmente, o zagueiro espanhol é cobrador de pênaltis oficial do Sevilla. Ele também assumiu a função no Real Madrid após saída de Cristiano Ronaldo. Sérgio Ramos soma 116 gols na carreira e chegou a marcar 13 em uma mesma temporada (2019/20).
- O maior diferencial que me ajuda a marcar é a concentração. Faço um exercício de respiração e foco na batida. É a mesma concentração para jogadas aéreas. Sempre que tenho a oportunidade eu vou para a área porque sei que em algum momento eu vou ter uma oportunidade e quando eu chegar tenho que estar concentrado para fazer o gol.
Estrangeiro há 40 anos no Brasil torce para o Rio Branco: "melhor time do mundo"
Fase artilheira
O zagueiro vive a fase mais artilheira da carreira. Os gols na temporada representam 73% dos marcados em toda sua trajetória. Gustavo balançou às redes pela primeira vez em 2022, pelo Laranja Mecânica-PR, e outros dois gols pelo Mauá-SP em 2023.
Com a camisa do Rio Branco, marcou logo na estreia da Série A2, contra a Penapolense, em finalização de dentro da área após cruzamento.
Confira os gols Gustavo Brandão:
- Penapolense 0x1 Rio Branco
- Rio Branco 2x1 Ska Brasil
- Audax 1x2 Rio Branco*
- Rio Branco 1x1 Nacional
- Taquaritinga 1x2 Rio Branco
- Rio Branco 2x0 XV de Jaú*
- Rio Branco 3x1 Taquaritinga
- Rio Branco 1x1 XV de Jaú*
*Gols marcados em cobranças de pênaltis
- Me recordo de todos os gols. São especiais. Sempre gosto de ver os jogos depois e analisar como foi a partida. Fico revendo os gols e trabalhando para continuar ajudando a equipe.
- Se eu pudesse resumir um pouco daquilo que eu tenho vivido, primeiramente eu colocaria a graça de Deus, que até aqui tem me sustentado. A minha noiva também tem me ajudado e me orientado muito. Ela gosta bastante de ver os meus jogos. É uma ligação forte nossa. É claro que eu tenho feito os gols, tenho conseguido ajudar, mas acho que eu sozinho dentro de campo não conseguia fazer nada, minha equipe faz parte disso.
O Rio Branco decide o acesso contra o XV de Jaú, neste domingo, às 10h, no Zezinho Magalhães.
Por ter a melhor campanha, o Galo da Comarca joga pelo empate pelo acesso à Série A3 de 2025. O time de Americana, por sua vez, precisa vencer o jogo deste domingo para subir e se garantir na final da A4.
* Sob supervisão de Júlio Nascimento
Veja também