Brigatti sinaliza chegada de Alberto Valentim no comando da Ponte
A Ponte Preta anunciou, na manhã desta terça-feira, Alberto Valentim como técnico para 2025. Com contrato até o fim do próximo ano, ele assume a Macaca para as disputas do Paulistão, da Copa do Brasil e também da Série C do Brasileiro.
As conversas estavam adiantadas desde a semana passada, e ele se apresentou nesta segunda para começar a conversar com a diretoria sobre a montagem do elenco - a apresentação já será nesta terça. O último trabalho de Valentim foi no Ituano, onde participou de duas campanhas de rebaixamento.
Ele foi contratado com a missão de livrar o clube da queda do Paulistão. Perdeu as duas rodadas finais, para Inter de Limeira e São Paulo, e não evitou o descenso para a Série A2. Na Série B, só ficou fora do Z-4 uma única vez e foi demitido na 32ª rodada - o clube teve o rebaixamento decretado cinco jogos depois.
Em 34 jogos no comando do Galo de Itu, o treinador ex-Palmeiras, Vasco, Botafogo e Athletico, enrte outros clubes, teve nove vitórias, quatro empates e 21 derrotas, com um aproveitamento de apenas 30%.
O nome de Valentim foi aprovado em consenso pelo presidente Marco Antonio Eberlin e João Brigatti, que dirigiu a equipe nos três jogos finais da Série B e agora será o coordenador técnico. Foi ele, aliás, o responsável por confirmar na última sexta-feira o acerto com Valentim.
O clube ainda chegou a avaliar outros nomes no mercado antes do rebaixamento na Série B, como Luizinho Lopes, Daniel Paulista e Umberto Louzer, mas não logrou êxito nas tratativas e partiu para novas alternativas entre os treinadores disponíveis.
A chegada de Alberto Valentim faz parte da reformulação após a queda para a Série C. A tendência é que até 80% do elenco atual seja modificado. Nenhuma saída foi oficializada até agora.
Por outro lado, o lateral-esquerdo Artur, de volta para a terceira passagem pelo Majestoso, abriu o ciclo de contratações para 2025. O próximo da lista será o volante Rodrigo Souza, ex-São Bernardo e que é esperado pelo clube nesta terça-feira.
Veja também