TIMES

Por Redação do ge — Campinas, SP


Presidente do Guarani vê SAF como caminho para reconstrução

Presidente do Guarani vê SAF como caminho para reconstrução

Em reunião na noite da última terça-feira, participantes do Conselho Deliberativo debateram sobre a possibilidade de um mudança no estatuto do clube com o objetivo de facilitar a implementação de uma Sociedade Anônima de Futebol, popularmente conhecida como SAF.

Não houve uma decisão, mas os rumos das conversas indicaram que a tendência é pela aprovação. A votação ficou para uma nova reunião, no início de janeiro. O passo seguinte será levar o caso para o aval dos sócios em uma Assembleia Geral.

- Reunião bastante técnica e positiva. Discussão de bom nível. Todos os grupos representados. Acredito em uma solução breve e na definição de uma primeira minuta para encaminhamento a Assembleia até o início do ano. Todos demonstraram interesse em seguir, e os pontos de divergência são menores do que eu inicialmente imaginava - comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Guarani, Marcelo Dias.

O presidente em exercício, Rômulo Amaro, revelou que o clube já recebeu propostas para apresentar ao Conselho e aos sócios quando o estatuto permitir e espera finalizar o processo ainda no primeiro trimestre de 2025. O Bugre conta com a consultoria da empresa Ernst & Young para avaliação de mercado e valores.

Rômulo Amaro quer definir SAF no primeiro trimestre — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

- É um momento de reconstrução, e esse momento precisa passar pela SAF, ela é inevitável no futebol brasileiro, principalmente para os clubes com muito déficit financeiro. Esses estudos sobre a SAF já estão andando, nós temos uma instituição de muito respeito internacional que é a empresa de consultoria Ernst & Young, que está fazendo um trabalho para avaliação de propostas - explicou Amaro em entrevista exclusiva à EPTV, afiliada da TV Globo.

- Já temos propostas em andamento, agora estamos trabalhando com o Conselho Deliberativo para a liberação do Estatuto e a introdução da SAF no Guarani. Queremos finalizar isso até o fim do primeiro trimestre de 2025 - completou.

A adesão à SAF, impulsionada pelo sucesso de grandes clubes, como Botafogo e Cruzeiro, tem sido adotada por equipes de diversas regiões do país, com destaque para Minas Gerais, Paraná e São Paulo, que concentram o maior número de clubes nessa modalidade.

No Nordeste, Bahia e Fortaleza estão entre as agremiações que já contam com esse modelo, enquanto, no Norte, também há representantes.

Rômulo Amaro — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC

Em 2024, o Brasil contou com oito SAFs na Série A, seis na Série B, cinco na Série C e oito na Série D. A partir de 2025, a Portuguesa também será gerenciada pelo modelo clube-empresa.

Dentro de campo, o departamento de futebol trabalha na montagem do elenco que vai disputar o Campeonato Paulista. O clube será comandado por Maurício Souza, ex-Flamengo e Vasco. A estreia está prevista para o dia 15 de janeiro, diante do Botafogo-SP, fora de casa.

Veja também

Mais do ge