TIMES

Por Redação do ge — Campinas, SP


Relembre a carreira do "novo Neymar"

Relembre a carreira do "novo Neymar"

Contratado como um dos principais reforços da Ponte Preta para 2025, Victor Andrade está se preparando para disputar o quarto Campeonato Paulista da carreira.

Hoje, aos 29 anos, a responsabilidade é diferente daquele jovem de 17 que fez parte do elenco do Santos finalista do estadual em 2013.

Os rastros da fama de "novo Neymar" nunca incomodaram Victor Andrade. O atacante da Macaca garante que a comparação com uma de suas referências impactaram positivamente na construção de sua carreira.

Neymar victor andrade santos — Foto: Reprodução / Instagram

- Isso é algo bom. Quando você é comparado aos grandes jogadores, a responsabilidade e o foco são maiores. Eu vejo como positivo e fico feliz porque o Neymar é um grande amigo meu. Me ajudou bastante na minha carreira.

Tudo começou quando Victor Andrade chamou atenção no sub-15 do Santos em 2010. Ele marcou 40 gols em 34 jogos e manteve o bom nível no sub-17 no ano seguinte, sendo colocado como uma das principais promessas da Vila Belmiro ao lado de nomes como Neilton e Gabigol.

Gerando expectativa de ser a nova grande promessa após o suscesso com Robinho, Diego, Ganso e o próprio Neymar, o atacante passou a ter um salário alto em relação aos companheiros da mesma idade.

Conheça mais o Victor Andrade, o sergipano considerado a nova estrela do Santos

Conheça mais o Victor Andrade, o sergipano considerado a nova estrela do Santos

Em 2012, numa visita a Barcelona, foi chamado de "novo Neymar" pelo jornal Mundo Desportivo. As comparações a outros craques santistas, para ele, não pesaram:

- Esse é o DNA do Santos. Quando você se destaca, começam a te comparar com outros grandes jogadores. Tudo isso me deixava feliz.

No Santos como profissional, foram 29 partidas e três gols marcados. Em 2013, foi negociado com o Benfica, de Portugal.

"Feliz e motivado"

Depois de passar por Benfica, Estoril e Vitória de Guimarães, em Portugal, e Munique 1860, na Alemanha, Victor Andrade rodou por clubes como Chapecoense, Goiás, Remo, Vila Nova, Juventude, Portuguesa, Botafogo-SP e Ferroviária.

O desafio agora será na Ponte Preta. O clube tentou a contratação do atacante em outras oportunidades, mas conseguiu o desfecho positivo para a disputa do Paulistão 2025.

Victor Andrade reforça a Ponte Preta em 2025 — Foto: Marcos Ribolli

- Estamos conversando há quase um ano, desde o Paulistão, mas estou feliz que pude concretizar para a gente conquistar os nossos objetivos aqui. É um grupo bom e qualificado. Estou feliz e motivado para fazer um grande ano.

A primeira negociação entre Victor Andrade e Ponte Preta ocorreu após o Paulistão de 2024, quando o jogador defendeu a Portuguesa. O atleta, porém, tinha a possibilidade de transferência para o exterior - o que não se concretizou.

- Eu tive uma proposta de fora muito boa e não tinha como recusar. Eu acabei indo para a Ferroviária, onde eu ficaria três meses para esperar a janela de junho, mas a regra de estrangeiros mudou e a negociação não deu certo. Eu já poderia ter vindo para a Ponte, mas agora deu certo. Espero fazer muitos gols. É para isso que eu fui contratado.

A trajetória de Victor Andrade com a camisa da Ponte Preta está prevista para começar no dia 15 de janeiro, uma quarta-feira, às 18h30, contra o Novorizontino, fora de casa. Será a estreia da equipe no Campeonato Paulista.

Veja também

Mais do ge