Rayssa Leal tenta o tricampeonato no Super Crown da SLS
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade São Paulo recebe o Super Crown, a grande final da Liga Mundial de Skate Street (SLS). Atual bicampeã, Rayssa Leal é um das atrações da competição, que acontece entre sábado e domingo, no ginásio do Ibirapuera. Além dela, o Brasil terá a presença de mais quatro atletas: Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Filipe Mota e Carlos Ribeiro.
+ Antes do Super Crown, Rayssa Leal divulga boletim escolar e diverte fãs: "Viciada em estar no topo"
+ Rayssa Leal treina com a camisa do Corinthians e faz participação no anúncio de Andressa Alves
+ Aliviada, Rayssa Leal tenta o tri da SLS após passar de ano: "Fiquei com medo de ficar de recuperação"
A TV Globo e o ge transmitem a final feminina no domingo (15), às 11h15 (horário de Brasília), ao vivo. Os canais sportv mostram as preliminares, no sábado (14), a final masculina, marcada para o domingo, às 15h, e a disputa decisiva das mulheres. Confira a programação completa ao final da matéria.
Depois de sete etapas ao longo do ano (quatro etapas tradicionais e três SLS Apex), o Super Crown reúne os 20 melhores homens e as dez melhores mulheres no ranking da SLS. Os três primeiros colocados de cada naipe já estão assegurados nas finais, enquanto os demais atletas terão que disputar as preliminares pelos três lugares restantes na decisão.
Vencedora das duas últimas edições do Super Crown - que aconteceram no Rio de Janeiro (2022) e em São Paulo (2023) -, Rayssa Leal é a vice-líder do ranking da temporada e já está garantida de forma automática na final. A duas vezes medalhista olímpica foi finalista em todas as etapas da SLS disputadas no ano: foi campeã em Tóquio e em San Diego, vice em Paris e quarta colocada em Sydney. Rayssa já acumula 11 títulos em etapas do circuito e 18 finais consecutivas.
A principal concorrente ao tricampeonato da brasileira é a australiana Chloe Covell, terceira colocada do ranking, que venceu as outras duas etapas da temporada. Em todos os quatro eventos do ano, Rayssa e Chloe foram finalistas junto com outras quatro japonesas. Destaques para Liz Akama, líder do circuito, e para Coco Yoshizawa, campeã olímpica em Paris-2024.
Giovanni Vianna busca o bicampeonato
Entre os homens, o atual campeão do Super Crown também é um brasileiro. Giovanni Vianna venceu a disputa realizada no Ibirapuera no ano passado e chega na atual temporada como o líder do circuito, já garantido na decisão. O skatista foi vice-campeão em San Diego e em Sydney. Além dele, os outros classificados para a final são Felipe Gustavo, segundo colocado do ranking, e o norte-americano Chris Joslin.
Outros dois brasileiros, Filipe Mota e Carlos Ribeiro disputarão as eliminatórias no sábado buscando um lugar na decisão. Filipe é o 19° do ranking da temporada, enquanto Carlos entrou como substituto depois que três atletas desistiram da competição por lesão, incluindo os brasileiros Kelvin Hoefler e Lucas Rabelo.
A disputa masculina conta com outras grandes estrelas do skate mundial, como o japonês Yuto Horigome, bicampeão olímpico, e o norte-americano Nyjah Huston.
Tanto nas eliminatórias quanto na final, os skatistas têm duas voltas de 45 segundos e mais cinco manobras individuais. A nota de cada atleta é composta pelas quatro maiores notas, sendo no máximo uma da volta.
Guilherme Costa traz as novidades no giro olímpico no redação sportv
Praticamente todos os ingressos já foram vendidos e a expectativa é de que o ginásio do Ibirapuera receba um público recorde de 16 mil pessoas entre os dois dias da competição. Além da casa cheia, a premiação é outro atrativo para os skatistas. A SLS dará 100 mil dólares (aproximadamente R$ 600 mil) para os campeões do Super Crown, maior premiação individual do skate competitivo.
Cronograma do Super Crown:
Sábado, 14 de dezembro
11h30 - Classificatória feminina (sportv 2)
14h00 - Classificatória masculina (sportv 3)
Domingo, 15 de dezembro
11h15 - Final feminina (TV Globo, ge e sportv)
15h00 - Final masculina (sportv 3)
Brasileiros no Super Crown 2024:
Feminino
- Rayssa Leal (garantida na final)
Masculino
- Giovanni Vianna (garantido na final)
- Felipe Gustavo (garantido na final)
- Filipe Mota (classificatória)
- Carlos Ribeiro (classificatória)
Veja também