TIMES

Por Redação Ge — São Paulo, SP


Kalani Konig é favorito na disputa do skate park no STU Super Finals

Kalani Konig é favorito na disputa do skate park no STU Super Finals

Chegou a hora de conhecer os campeões do principal circuito brasileiro de skate. A partir deste sábado, no Parque Cândido Portinari, em São Paulo (SP), acontece o STU Super Finals, evento inédito que reúne os 12 melhores skatistas dos rankings de park e street para definir o título da temporada. Augusto Akio, campeão mundial e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris-2024, e Pedro Barros, prata em Tóquio-2020, são alguns dos nomes confirmados na competição de alto nível.

O sportv transmite as semifinais do street e do park masculino e as finais do street feminino, street masculino e park feminino. A TV Globo e o ge vão transmitir ao vivo a decisão do park masculino, no domingo, às 10h30 (horário de Brasília).

Skatistas pousam para foto após participação na coletiva de apresentação do STU Super Finals — Foto: Marcel Merguizo

- Gostaria de ressaltar a importância das competições do STU, que elevam o nível de skate da comunidade brasileira como um todo. Eu, tendo disputado Mundiais e até mesmo a Olimpíada, volto para o Brasil e me deparo com um nível técnico de skate muito alto. Sem o circuito, o skate brasileiro não estaria tão avançado quanto está hoje - falou Japinha, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Augusto foi ao pódio de uma das quatro etapas de STU realizadas na temporada e aparece em oitavo lugar no ranking do park masculino. A lista é liderada por Kalani Konig, que venceu três etapas (Criciúma, Porto Alegre e Porto Seguro) e está com o bicampeonato do circuito bem encaminhado, com quase 70 mil pontos de vantagem sobre Pedro Carvalho, o segundo colocado. Pedro Barros, atual vice-campeão mundial e prata em Tóquio-2020, é o terceiro colocado.

- Acredito que com essa etapa de São Paulo do STU, o que mais causa é um bem para o coletivo, porque não somos só nós skatistas que ganhamos quando a gente vem aqui competir. É todo mundo que pode vir aqui assistir. Porque o skate que acontece aqui, o que a energia de cada praticante e cada pessoa que faz isso aqui acontecer, ecoa no todo. O esporte tem muito pra ensinar ainda e a gente tem muito que aprender como sociedade - falou Pedro Barros, atual vice-campeão mundial.

Quem lidera o ranking do street masculino é Ivan Monteiro, que é natural da capital paulista, mas mora na Califórnia desde 2016. Aos 27 anos de idade, ele traçou como objetivo disputar todas as etapas do STU em 2024. O paulistano não só conseguiu isto, como também foi campeão em Floripa e em Porto Seguro, além de ter sido segundo colocado em Criciúma. Agora, está de volta à terra natal para tentar coroar a temporada.

- Para mim, é muito gratificante participar dessa etapa em especial, mais do que todas as outras do STU. Eu saí do Brasil muito cedo e fazia muitos anos que eu não corria um evento na minha cidade, em São Paulo. Eu cresci aqui e o circuito do STU foi o que me fez ter vontade de voltar a correr os campeonatos aqui no Brasil. É muito importante para o skate brasileiro, é um campeonato com uma estrutura tão grande quanto todos os eventos lá fora. E estar aqui na Superfinal é muito gratificante pra mim, estou muito feliz de estar aqui de volta.

Entre as mulheres, Isabelly Ávila também venceu duas etapas e lidera o street feminino. Ela passou por graves lesões nos joelhos há alguns anos e, agora, vive a melhor fase da carreira. A atleta de 20 anos tem 16 mil pontos de vantagem sobre Carla Karolina, a segunda colocada do ranking.

- Foi um ano muito intenso, de vários STU, e acho que pra todos que estão aqui em São Paulo é muito gratificante, porque foi todo um esforço, tem todo um desgaste pra ter chegado até aqui. Ano passado, eu não consegui estar aqui, então esse ano já consegui disputar todos (os eventos) e, principalmente, chego (no STU Super Finals) mantendo o primeiro lugar - falou Isabelly.

Isabelly Ávila durante participação no STU, em São Paulo — Foto: Julio Detefon/STU

Já no park feminino, a líder do ranking não estará presente no STU Super Finals. Sofia Godoy sofreu uma queda nos treinos para o STU Pro Tour Rio, em outubro, e precisou passar por cirurgia. Assim, o cenário pelo título da temporada está aberto, uma vez que Isadora Pacheco e Fernanda Tonissi estão empatadas com 108 mil pontos após terem ido ao pódio em três eventos cada. Yndiara Asp é a terceira, com 90 mil pontos.

Programação STU Super Finals:

As semifinais do STU Super Finals acontecem neste sábado (23), a partir das 10h (horário de Brasília). Os 12 skatistas de cada disciplina - 11 no caso do park feminino -, estão divididos em três baterias de quatro atletas cada. Os dois primeiros de cada série avançam para as finais, que acontecerão no domingo (24). Além das disciplinas convencionais, haverá as finais do paraskate park e street, com os dez melhores do ano.

Sábado (23/11):
10h00 - semifinal street feminino
11h45 - semifinal park feminino
14h45 - semifinal street masculino (sportv)
16h30 - semifinal park masculino (sportv)

Domingo (24/11):
10h30 - final park masculino (TV Globo e ge)
15h - final street feminino (sportv)
16h - final park feminino (sportv)
16h55 - final street masculino (sportv)

Veja também

Mais do ge

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Brasileira foi campeã mundial, da SLS e medalhista olímpica na mesma temporada

Rayssa Leal tem ano mágico com sete notas acima de 9; veja manobras e vote na sua preferida - Programa: Globo Esporte SP

Jhancarlos Gonzales precisou ser hospitalizado após sofrer queda durante a SLS Super Crown; Chloe Covell, Liz Akama e Coco Yoshizawa também se machucaram na final feminina

Colombiano tem alta de hospital, e Rayssa alerta: "A gente não torce para alguém cair"

Jhancarlos González é submetido a nova bateria de exames para avaliar lesões. Imagens do tombo são fortes

Colombiano que sofreu queda na SLS passa noite em hospital de SP; quadro é estável

Campeã nas edições de 2022 e 2023, brasileira consegue virada na retal final e conquista título da atual temporada da SLS, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Rayssa Leal fatura R$ 600 mil: "Daqui a um aninho vou comprar meu carro" - Programa: Esporte Espetacular

Na disputa masculina, brasileiros Giovanni Vianna e Felipe Gustavo terminam no segundo e quinto lugares, respectivamente

SLS Super Crown 2024: Rayssa é tricampeã, e Nyjah Huston conquista o hepta

Americano dá show e aumenta vantagem como maior vencedor do evento. Colombiano Jhancarlos González sofre queda em manobra e é levado a hospital

SLS: Nyjah Huston supera Giovanni Vianna em São Paulo e é heptacampeão  - Programa: Esportes Radicais sportv

A competição feminina acontece desde 2015 e Rayssa Leal é a primeira atleta a conquistar três edições seguidas da Liga Mundial de Skate Street (SLS)

SLS: Rayssa Leal dá show, vence em SP e se torna primeira tricampeã  - Programa: Esporte Espetacular

Dona de duas medalhas olímpicas, skatista disputará a final do Super Crown, a grande final da Liga Mundial de Skate Street (SLS), em São Paulo, neste domingo, em busca do tricampeonato

Rayssa Leal vibra por ter apoio da torcida brasileira: "É bem diferente"