surfe
TIMES

Por Ronaldo Fontana — de Florianópolis


— Foto: Arquivo pessoal

O surfista brasileiro Vinicius dos Santos, de Florianópolis, pode estar perto de mais um feito gigante na carreira. Sua onda no berço das ondas gigantes, em Nazaré, Portugal, pode ser a maior da história já surfada.

Na última temporada, Vini dos Santos foi indicado no Big Wave Awards de 2021 e disputou o prêmio, que é o oscar das ondas gigantes, por sua onda surfada na modalidade remada, sem auxílio de jet skis. Desta vez, a onda que está sendo destaque no mundo foi no tow-in, quando há o auxílio para surfar.

Vini dos Santos pode concorrer ao Big Wave Awards pela segunda temporada seguida — Foto: Divulgação

Com aproximadamente 29 metros e 68 centímetros, esta pode ser a maior onda já surfada na história do surfe mundial. A medição foi feita pelo oceanógrafo PhD, Douglas Nemes e também pode entrar no Big Wave Awards nesta temporada.

- Foi, com certeza, a maior onda que eu já peguei na minha vida. Peguei grandes ondas no tow-in, antes era na remada. Essa, em especial, foi medida por um PhD e pode entrar no recorde do Big Wave Awards. Para o recorde, não sei se a metodologia de medição foi a mesma do recorde atual, mas quem mediu tem bastante notoriedade. Ainda vai passar por análise - disse o surfista.

Medição onda gigante tow-in pelo PhD Douglas Nemes — Foto: Divulgação

O recorde atual é de outro brasileiro. Rodrigo Koxa surfou uma onda de 24,38 metros. Com a marca conquistada em 2017, o paulista segue no topo das ondas gigantes. Entre as mulheres, Maya Gabeira surfou 22,4 metros em 2020 e detém a marca.

Além dos momentos históricos para a vida de Vini dos Santos, neste período em Nazaré o surfista também viveu o oposto. Sofreu alguns acidentes enquanto tentava domar os “monstros” gigantes no mar português. Rasgou a orelha, quebrou a prancha na cabeça e chegou a ficar por vários minutos debaixo d’água. Tudo em dias diferentes.

- As situações de surfe sempre acontecem aqui. Tomei onda na cabeça, pranchada na cara, meu pé ficou preso e torci o joelho. Sempre acontece isso. Mas, desta vez, foi filmado, aí tinha ambulância. Mas aconteceu coisas piores. Coloquei grampos porque quebrei a rabeta na minha cabeça. Tive cirurgia na orelha. Mas tudo isso, sai com sorte e com lucro. Poderia ter sido pior - completou.

Vini dos Santos em Nazaré, Portugal — Foto: Arquivo pessoal

Veja também

Mais do ge

Ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas das mais diversas modalidades

Essa doeu: veja alguns dos momentos mais assustadores do esporte em 2024 - Programa: ge.globo

Surfistas brasileiros conquistaram sete das últimas 10 edições do mundial. Com três títulos, Gabriel Medina destaca geração: "Vai deixar um legado por muito tempo no nosso esporte"

Brazilian Storm: 1º título mundial de Medina faz 10 anos e marca início do domínio do Brasil no surfe

Piauiense vai receber Prêmio Brasil Olímpico será uma das homenageadas na cerimônia em evento agendado para dia 11 de dezembro, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro

COB elege Juliana Viana como melhor atleta de badminton do Brasil em 2024

Prêmio Rei Pelé, dado aos melhores atletas do ano, está entre Ana Sátila, Beatriz Souza e Rebeca Andrade no feminino; Caio Bonfim, Edival Pontes e Isaquias Queiroz no masculino

COB divulga finalistas do Prêmio Brasil Olímpico 2024; veja a lista - Programa: Redação sportv

Tributo a Ju Carduz será realizado no sábado (30), no bairro Ponta da Praia.

Amigos e admiradores prestam homenagem a esportista em Santos

Guarda-vidas aposentado do Corpo de Bombeiros do Rio, Marcelo Barbosa, mais conhecido como Hiena, ensina surfe de graça para pessoas de baixa renda próximo à Praça Tim Maia, no Recreio

Surfista luta para manter projeto social após ter carro destruído pela torcida do Peñarol - Programa: Globo Esporte RJ

Dupla tem aulas com a tetracampeã mundial de kite Bruna Kajiya na praia da Taíba, no litoral cearense

Ítalo Ferreira e Matuê se aventuram no kitesurfe com professora especial

Campeão olímpico do surfe participa de sessão com rapper e Bruna Kajiya, quatro vezes campeã do mundo no kitesurfe

Ao lado de Matuê, Italo Ferreira se aventura no kitesurfe na praia da Taíba

Campeão do Circuito Banco do Brasil de surfe exalta "o menino da Vila de Ponta Negra querido no mundo todo". Jadson foi o primeiro a abraçar Mateus após título no QS em Natal

Inspiração e parceria: Mateus Sena resgata foto para fazer homenagem a Jadson André

Campeão de circuito nacional após vitória histórica em Natal, surfista potiguar confessa que vivia o ano mais difícil da carreira e crê que é possível buscar vaga nas etapas restantes

Após título de etapa do QS em casa, Mateus Sena mira vaga no Challenger Series