TIMES

Por Manu Silva — de Nova Veneza (SC)


Um time ligado a fé desde a sua criação. O Caravaggio Futebol Clube leva o nome de Nossa Senhora do Caravaggio, padroeira da cidade de Nova Veneza, e há menos de quatro anos disputava campeonatos do futebol amador. O ge te conta a história do time que vai disputar em 2025 a elite do Campeonato Catarinense pela primeira vez.

Caravaggio vence Juventus e garante acesso inédito para a Série A do Catarinense

Caravaggio vence Juventus e garante acesso inédito para a Série A do Catarinense

A fundação do time aconteceu em 1970, quando um grupo de amigos se reuniu após a missa para conversar no Distrito do Caravaggio. Entre os assuntos, a possibilidade de criar um time de futebol. Então, segundo o pesquisador Luis Fernando Spilere, foi realizada uma reunião no salão de festas do Santuário de Caravaggio e a partir dela ficou decidido que iriam criar o time.

Já na primeira reunião, eles definiram a diretoria provisória com o presidente Valdir José Scotti, vice-presidente Adamor Spillere, secretário Lúcio Milanez, tesoureiro José Antônio Ronchi, departamento de esportes Vilson Spillere e Anicésio Spillere.

Caravaggio - história — Foto: Caravaggio/Arquivo/Site

Durante sua história, o Azulão da Montanha já levantou seis vezes o troféu de campeão da Liga Atlética da Região Mineira, foi seis vezes campeão da Copa Sul dos Campeões, dois Estadual de Amador e um Sul-Brasileiro.

Caravaggio - história — Foto: Caravaggio/Arquivo/Site

Foram 51 anos de vitorias no amador quando, em 2020, o clube começou o processo de profissionalização do seu futebol. O primeiro passo foi disputar a Série C do Catarinense, competiu três temporadas a Série B e neste ano foi campeão da competição e garantiu vaga na elite.

- Um time que não perdeu a essência comunitária, tocado por voluntários. Foi uma receita que deu certo ao longo do tempo para o amador e agora ficou provado que deu certo nesse início de profissionalização - conta o presidente, Victor Spilere, em entrevista ao ge.

Torcida do Caravaggio — Foto: Fabricio Junior/Caravaggio

Fora das quatro linhas, o clube também passou por um processo de modernização - com construção de um novo vestiário para os atletas, reforma do gramado e iluminação adequada para jogos no período da noite.

- É um ano especial, nós finalmente conseguimos estender o nosso calendário, que é um drama para o futebol profissional. A gente sempre tem que fazer futebol somente para três meses no ano. Agora sim, vislumbrando uma Série A de Campeonato Catarinense, uma Copa Santa Catarina e a possibilidade das categorias de base terem um calendário um pouco maior, acho que assim a gente vai poder oferecer algo melhor para o torcedor e poder retribuir com o futebol - acrescentou o presidente.

Caravaggio - treino — Foto: Fabrício Júnior/Caravaggio

A pré-temporada para o Catarinense já começou - e mais atletas devem chegar na Montanha. A estreia na elite do Estadual será diante da torcida. O Caravaggio recebe a Chapecoense, no dia 15 de janeiro. O confronto acontece no Estádio da Montanha, em Nova Veneza.

Veja também

Mais do ge