O espaço que os garotos da base do Inter têm conquistado neste segundo semestre é mérito deles, mas também tem o dedo de Roger Machado. O técnico mantém uma relação estreita com as áreas de formação do clube, até para saber quem pode ser aproveitado no grupo principal.
Vitão, do Inter, opina sobre jogadores de times do Sul na seleção
O ex-lateral assumiu o time no período em que os profissionais realizavam as atividades no Centro de Treinamentos Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, enquanto o CT Parque Gigante passava por reformas após ser devastado pela enchente de maio.
Na casa da base do clube, o técnico se inteirou sobre os processos, construiu relação com os profissionais e observou jovens que via potencial para qualificar o grupo. Gabriel Carvalho, Gustavo Prado e Lucca Drummond já integravam o grupo.
O primeiro chegou a ser titular com Roger. Perdeu o posto, mas ainda gera muita expectativa de trazer resultados esportivos e financeiros para o clube no futuro. Na sequência, o treinador passou a utilizar outros dois jovens, o volante Luis Otávio e o centroavante Ricardo Mathias.
Mesmo com o retorno ao CT Parque Gigante, o técnico do time principal permanece atento ao trabalho realizado em Alvorada. Costuma ir ao local nos períodos em que não comanda treinos e já tem uma atividade prevista na próxima semana.
– O Roger, pela terceira semana seguida, foi ao CT de Alvorada acompanhar, conversar com treinadores, coordenadores e buscar informações sobre os garotos – revelou o diretor de futebol e transição Jorge Andrade, que emendou: – Ele tem palestra terça na base.
O diretor esportivo D’Alessandro e o preparador físico Paulo Paixão também participarão de um evento com os profissionais da base nos próximos dias, embora a data ainda não esteja definida.
O trabalho é visto como fundamental e um estímulo aos garotos. No período dos exercícios em Alvorada, Roger costumava almoçar com os treinadores da base no refeitório do complexo.
– Os garotos viam os ídolos e sentiam que ficavam mais próximos do sonho – destacou o dirigente.
Roger costuma chamar jovens da base para completar os treinos do time principal. Para fomentar ainda mais a integração entre profissional e base, o Inter tem planos de construir um novo vestiário no CT Parque Gigante exclusivo para os garotos.
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV
Veja também