TIMES

Por Tomás Hammes — Porto Alegre


Caso o locutor do Beira-Rio anuncie a escalação do Inter contra o Bragantino, próximo jogo em casa, com Chino, Cafu, Sonic, Polvo e Máquina, como a torcida reagiria? Talvez com dúvidas sobre o time que Roger Machado montou. Esses nomes, porém, nada mais são do que alguns apelidos pelos quais os colorados são conhecidos no vestiário.

Treino do Inter tem jogadores preservados e "susto" de Thiago Maia; veja como foi

Treino do Inter tem jogadores preservados e "susto" de Thiago Maia; veja como foi

Chino, por exmplo, é Rochet. O goleiro carrega a alcunha até mesmo nas redes sociais. O apelido veio ainda quando o futuro camisa 1 do Inter frequentava o colégio.

– Gostava de dormir muito. Minha mãe me acordava em cima da hora. Ia à escola com os olhos inchados e ficava "chino" (chinês). Meus amigos começaram a me chamar de Chino e ficou. Na cidade falam Sergio e não conhecem. Chino já sabem que sou eu – revelou em papo com o ge.

Cafu, por sua vez, é Bruno Gomes. Talvez seja o apelido mais novo entre os colorados. Outrora volante, acabou fixado como lateral-direito por Roger Machado. A aposta deu certo e virou um dos protagonistas do time. O desempenho rendeu a homenagem de Thiago Maia, em alusão ao capitão do penta pela Seleção.

– Quem começou foi o Thiago Maia. Levo no tom de brincadeira, mas não tem como comparar. Ainda mais com o Cafu. Fica por isso – disse, aos risos, no início de outubro.

O reserva de “Cafu Gomes” é Braian Aguirre. O argentino, após três meses de Beira-Rio, estreará, já que o titular está suspenso. O ex-jogador do Lanús já chegou com o apelido que carrega ao longo da carreira: Café, em razão do tom da pele.

Outro jogador que virou destaque com Roger e ganhou um apelido dos amigos é Bernabei. Entre os parças, Sonic. Não pelo cabelo espetado, mas por não parar de correr.

Vitão, do Inter, opina sobre jogadores de times do Sul na seleção

Vitão, do Inter, opina sobre jogadores de times do Sul na seleção

O protetor da defesa é Fernando. Ou melhor, o Polvo. A facilidade de preencher distintos espaços do campo o fez ser comparado ao molusco quando defendia o Porto e iniciava a trajetória de sucesso pela Europa.

Rômulo, que atuou no período em que o camisa 5 se recuperava de lesão muscular na panturrilha direita, virou o “Pitbull”. Nas redes sociais, os companheiros brincam com ele com um emoji de um cachorro e a frase "pega".

Inter está perto de alcançar marca histórica no Brasileirão

Inter está perto de alcançar marca histórica no Brasileirão

A outra opção é Luis Otávio. O garoto promovido da base também responde por Pastor, pelo lado evangélico aflorado. O volante costuma frequentar os cultos. O capitão também tem um apelido: Alan Patrick surge como AlanPa.

Borré é La Máquina. A forma como o colombiano se refere a todos. Valencia, que virou reserva, tem dois apelidos: Superman e GOAT (Greatest of all times – maior de todos os tempos). Alario, a terceira opção ao comando de ataque, tem a alcunha de Pipa, em razão do nariz avantajado.

Até mesmo Roger tem um apelido. O técnico, desde a primeira passagem pelo Grêmio, virou Pep Roger, uma brincadeira com Pep Guardiola, atual comandante do Manchester City.

Bernabei e Borré são dois colorados com apelidos no vestiário — Foto: Ricardo Duarte / Internacional

Há outras brincadeiras entre os colorados. Nas redes sociais, Wesley vê os amigos o chamarem de Sterling, atacante do Arsenal. Gabriel Carvalho, que recebe o carinho como Gabrielzinho de todos, é Gabriellingham para Clayton Sampaio. O garoto devolve e chama o zagueiro de Clayton Ramos, referências a Bellingham e Sérgio Ramos, atual meia do Real Madrid e ex-zagueiro merengue.

Alguns dos apelidos dos colorados:

  • Valencia - GOAT e Superman
  • Luis Otavio – Pastor
  • Rochet – Chino
  • Borré - La Máquina
  • Alario – Pipa
  • Bruno Gomes – Cafu
  • Aguirre - Café
  • Wanderson – Wandeco
  • Alan Patrick – AlanPa
  • Fernando – Polvo
  • Gabriel Carvalho – Gabrielzinho
  • Ricardo Mathias – Blade
  • Bernabei – Sonic
  • Wesley - Sterling
  • Roger - Pep

+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV

Veja também

Mais do ge