TIMES

Por Bruno Ravazzolli — Porto Alegre


Rafael Borré será recepcionado por centenas de colorados a partir das 14h desta terça-feira, no portão 8 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Com status de principal contratação do Inter para a temporada, o centroavante chega para ser o parceiro de ataque de Valencia e se encaixar no modelo de jogo já consolidado da equipe.

Borré chega nesta terça-feira em Porto Alegre

Borré chega nesta terça-feira em Porto Alegre

O que se sabe de antemão é que Eduardo Coudet não abrirá mão do 4-1-3-2, esquema tático preferido do treinador. Os testes realizados ao longo da primeira fase do Gauchão apontam para um caminho a médio prazo: o colombiano entra no time, e Alan Patrick recua para a linha dos meias.

Chacho escalou titulares em oito dos 12 jogos no ano. Em três oportunidades, contra Santa Cruz, Brasil e Novo Hamburgo, montou a equipe com dois atacantes à frente de Alan Patrick. Nos jogos mais importantes até aqui, Gre-Nal e ASA, repetiu a ideia de 2023, com o meia mais próximo a Valencia.

O mais cotado para deixar o time é Bruno Henrique, elogiado pelo nível apresentado nos primeiros jogos da temporada. Aránguiz de primeiro volante, Mauricio na direita e Wanderson na esquerda completariam o setor ao lado de Alan Patrick, com Valencia e Borré no ataque.

Neste (provável) cenário, Lucas Alario ficaria como principal alternativa ofensiva. O centroavante argentino, que soma três gols no ano, ganhará chances frequentes, já que ambos devem ser convocados para as seleções do Equador e Colômbia para datas Fifa e Copa América.

Inter ideal com a chegada de Borré — Foto: ge

Importante lembrar que Fernando estará disponível para Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão. A presença do volante pode mexer no posicionamento de Aránguiz e outros no meio. Em uma hipótese mais protegida, por exemplo, Mauricio, Wanderson, Alan Patrick, Valencia e Borré disputariam quatro vagas. Independentemente das peças, Coudet garante que pode ter um time ofensivo.

– Se repassar meus times, quase todos jogavam com um volante, três meias e dois atacantes. Todos podem jogar juntos. A solução é correr. Gosto de times que correm. Estamos falando de um jogador determinante para nós (Alan Patrick), já moldado a distintas posições e maneiras de jogar – explicou o treinador.

Presidente do Inter, Alessandro Barcellos, ao lado de Borré — Foto: Divulgação/Inter

Borré não poderá atuar na fase decisiva do Gauchão, já que as inscrições para o torneio encerraram em 16 de fevereiro. Precisa constar, obrigatoriamente, no BID da CBF até quinta-feira, 7 de março, para ficar disponível nas outras três competições que o clube disputa.

A estreia de Borré, na teoria, pode ocorrer daqui a uma semana, no dia 13, contra o Nova Iguaçu, fora de casa, pela segunda fase da Copa do Brasil. O plano para o jogador será detalhado após as avaliações médicas e físicas. Em princípio, terá condições de participar do treinos com bola.

Central do Mercado analisa como montar o Inter com a chegada de Borré

Central do Mercado analisa como montar o Inter com a chegada de Borré

Por outro lado, carece de ritmo de jogo. Desde que assinou com o Inter, perdeu espaço no Werder Bremen. Atuou por apenas 82 minutos divididos em cinco jogos, em todos saiu do banco de reservas.

Para adquirir 80% dos direitos econômicos de Borré, o Inter vai pagar 6,2 milhões de euros (R$ 33,2 milhões na cotação atual) ao Eintracht Frankfurt, dono dos direitos do jogador, em três parcelas anuais. O contrato com o Colorado será válido até dezembro de 2028.

Como Coudet montou o Inter com time titular em 2024

  • ASA: Aránguiz, Mauricio, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Alario
  • Grêmio: Aránguiz, Mauricio, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Valencia
  • Novo Hamburgo: Aránguiz, Bruno Henrique, Alan Patrick e Wanderson; Valencia e Alario
  • Brasil: Aránguiz, Bruno Henrique, Alan Patrick e Wanderson; Valencia e Alario
  • Santa Cruz: Aránguiz, Bruno Henrique, Alan Patrick e Wanderson; Valencia e Lucca
  • Caxias: Aránguiz, Hyoran, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Valencia
  • Ypiranga: Aránguiz, De Pena, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Valencia
  • Avenida: Aránguiz, Hyoran, Bruno Henrique e Wanderson; Valencia e Alario

+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV

Veja também

Mais do ge