TIMES

Por Beto Azambuja — Porto Alegre


Pedro Rocha tira camisa após marcar o segundo gol da vitória sobre o Atlético-MG na final da Copa do Brasil — Foto: Agência Estado

Enquanto os holofotes da temporada sempre estiveram voltados a Luan, outro atacante do Grêmio carregava à sua maneira o papel de coadjuvante no time de Renato Gaúcho. Pedro Rocha começou o ano criticado pelos gols perdidos, mesmo com a pecha de "herói" do Penta da Copa do Brasil de 2016. Mas corrigiu os próprios erros e despontou, com 11 gols e 11 assistências. Na quarta-feira, após Luan rejeitar nova oferta do Spartak, os russos decidiram colocar o foco no camisa 32. E o caminho está iluminado para ele brilhar na Europa.

O jogador sequer participou do treino de quarta para realizar exames médicos com a comitiva russa que está em Porto Alegre. À noite, o negócio foi sacramentado. O Tricolor ficará com 100% dos 12 milhões de euros (cerca de R$ 45 milhões).

Ainda que seja para o Leste Europeu, menos visado que os grandes centros, a mudança de Pedro Rocha contempla seu melhor momento na carreira. Em 2017, só não supera Barrios e Luan na artilharia do time, com 11 gols, o mesmo número de assistências, estatística que lidera, em 38 jogos. No total, balançou as redes 32 vezes em 126 partidas.

Pedro Rocha no Grêmio

  • 3 temporadas
  • 126 jogos
  • 32 gols
  • Em 2017: 38 jogos, 11 gols e 11 assistências

O atacante chegou ao clube em 2014 e subiu para o profissional em 2015 com Felipão. Aconselhado pelo então técnico e com uma dose de bom senso, abriu mão da concorrência como centroavante diante de nomes como Barcos e Marcelo Moreno. Passou a atuar aberto pelo lado esquerdo. Sob a batuta de Roger Machado, aprimorou a movimentação, principalmente a defensiva. Com Renato Gaúcho, melhorou a confiança.

– O Renato é muito importante para mim, no meu crescimento. Justamente por ter sido um atacante com as características parecidas. Ele passa tudo que já viveu para a gente, principalmente para mim e os atacantes. Dá essa confiança de chegar na frente e tentar a jogada. Ele sempre fala que dentro da área o desespero é dos zagueiros, e não nosso – comentou Pedro Rocha em entrevista recente ao GloboEsporte.com.

"A cada temporada que se inicia, eu me cobro bastante. Procuro não colocar nenhum tipo de meta, mas busco evoluir". (Pedro Rocha)

Do heroísmo ao choro

Herói no Mineirão, Pedro Rocha marca dois gols, é expulso e chora

Herói no Mineirão, Pedro Rocha marca dois gols, é expulso e chora

Nada ficará mais marcado na mente do jovem em sua passagem pelo Grêmio do que o dia 23 de novembro de 2016. Na ocasião, o Atlético-MG recebeu o Tricolor no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Os gaúchos venceram por 3 a 1 em pleno Mineirão e praticamente selaram o fim do jejum de 15 anos sem títulos de grande expressão. Pedro Rocha destroçou a defesa atleticana com dois gols. No primeiro, deixou Gabriel na saudade e deslocou Victor ao receber passe milimétrico de Maicon. Depois, fez fila pelo lado esquerdo e tocou no canto oposto do arqueiro. Como contou o GloboEsporte.com, os tentos ganharam estrelas no famoso caderninho do pai, Seu Jessé.

No segundo gol, porém, a alegria extravasou, e Pedro Rocha tirou a camisa para comemorar. Recebeu o cartão amarelo. Em seguida, ele cometeu uma falta lateral. Viu o segundo cartão e foi expulso. No caminho para o vestiário, as câmeras acompanharam o choro compulsivo do atacante, que chegou a parar no corredor para secar as lágrimas solitárias (reveja no vídeo acima).

Última partida de Pedro Rocha com a camisa do Grêmio foi na eliminação para o Cruzeiro — Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

Mas o Penta da Copa do Brasil estava assegurado, assim como um lugar no coração dos torcedores. Embalado, Pedro Rocha começou 2017 de vento em popa. Com as 11 assistências, ganhou ainda mais importância e protagonismo no grupo, a ponto de se tornar titular indiscutível após duas temporadas de provação. Chegou a ser sondado por algumas equipes europeias, entre elas os rivais Bétis e Sevilla, da Espanha. Entretanto, o futuro o aguarda nas temperaturas abaixo de zero da Rússia.

Veja também

Mais do ge